Lindsay Camila, sobre briga na Espanha: 'Sentimentos amenizados na Copa'

Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila opinou que a convivência entre atletas e treinador pode, de alguma forma, ter ajudado no clima da seleção espanhola durante a Copa do Mundo. A declaração foi feita no Joga Junto, programa que o UOL Esporte transmite diariamente durante o Mundial.

Convivência pode ajudar. "A reclamação delas [jogadoras da Espanha] é legítima, mas quando você chega à final da Copa do Mundo, não que você esqueça, mas a convivência no torneio e tudo o que aconteceu — acredito que tenham muitas reuniões e conversas - acaba amenizando alguns sentimentos. Se ele errou - e espero que ele tenha reconhecido, de repente, as meninas entenderam".

Pessoal x Profissional. "Já aconteceu comigo: eu tenho um problema com uma atleta e, na hora do gol, a gente se abraça. Às vezes, não é pessoal. É profissional. No feminino, tem algo muito forte: a bronca ou a substituição é, muitas vezes, levada para o pessoal. Precisamos ser mais profissionais no feminino. E eu falo por mim. [...] Nesse turbilhão que foi a Copa para a Espanha - começa muito bem e vem a instabilidade no jogo contra o Japão, mas elas conseguem 'virar a chave' muito rápido. Então, parecem que estão juntos na caminhada".

Conflito entre jogadoras e Federação Espanhola

Várias jogadoras da seleção espanhola entraram em conflito com a comissão técnica e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) antes da Copa do Mundo Feminina. A situação ficou clara durante a comemoração das atletas após a classificação para as semifinais, quando elas ignoraram o treinador Jorge Vilda.

O conflito veio à tona em setembro de 2022, quando 15 jogadoras espanholas enviaram uma carta à federação pedindo melhorias estruturais. Além disso, elas diziam que o ambiente era "tóxico" e criticavam os métodos de Jorge Vilda e da comissão técnica.

As signatárias da carta, que em sua maioria atuavam pelo Barcelona, deram um ultimato à federação: se Vilda não fosse demitido, elas não jogariam mais pela seleção. A RFEF, por sua vez, expôs o conteúdo da mensagem e deu respaldo ao treinador.

A repercussão com a torcida espanhola não foi boa, tanto que algumas jogadoras negaram o pedido de demissão do técnico, alegando que a carta pedia apenas mudanças estruturais.

Das quinze signatárias, doze não foram à Copa do Mundo, enquanto Bonmatí , Caldentey e Batlle - todas do Barcelona - estão no Mundial.

Continua após a publicidade

Lindsay Camila: 'Espanha mostrou boa estrutura ao manter treinador'

Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila elogiou o trabalho da Federação Espanhola (RFEF) na preparação para a Copa do Mundo Feminina.

Acho que o apoio da federação ao treinador - e fala-se muito no que foi feito, no método, e eu não quero defender o treinador, mas, ao mantê-lo, a federação mostrou que está estruturada. Ser campeão mundial sub-20 e sub-17 e chegar a uma final de Mundial não é o trabalho solitário de uma equipe, é o trabalho de uma estrutura toda, de um campeonato que vem [crescendo] nos últimos anos.
Lindsay Camila

'Precisamos ser mais coerentes no futebol feminino', alerta Lindsay Camila

Continua após a publicidade

Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila avaliou que há uma passionalidade exagerada na análise do futebol feminino.

A gente precisa analisar muito bem o que está sendo feito e o que pode ser feito. Não estou sendo política, estou sendo realista. Ano passado, trazendo para mim, eu estava em uma equipe que quase eliminou o Corinthians e saio como a pior treinadora. E as meninas que quase subiram, saem como 'elenco fraco'. A gente vive muito passional no futebol. Precisamos ser mais racionais. Nós que trabalhamos com o futebol e passamos a mensagem.
Lindsay Camila

'Entraria com Sam Kerr; é uma das melhores do mundo', diz Lindsay Camila

Assistente técnica da seleção sub-15 e sub-17, Lindsay Camila disse que Sam Kerr deveria estar entre as titulares da Austrália na semifinal da Copa do Mundo Feminina.

Eu entraria com a Sam Kerr. Ela é muito importante para o Chelsea. Eu a vejo como uma das melhores finalizadoras ou uma das atletas mais importante do cenário mundial.
Lindsay Camila

Continua após a publicidade

Assista ao Joga Junto na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.