Seis pontos para entender a atual crise no Flamengo

O Flamengo vive um momento conturbado. Há uma crise de desempenho dos jogadores, de falta de títulos na temporada e de questionamentos em relação ao trabalho do técnico Jorge Sampaoli. Alguns pontos ajudam a pintar o cenário atual do que acontece no Ninho do Urubu.

Eliminações e falta de títulos

Nada de Carioca, Recopa, Supercopa, tampouco Mundial e, por último, nada de Libertadores. A lista de eliminações do Flamengo cresce e irrita o torcedor. Há o ambiente de frustração com a falta de títulos na temporada atual e isso ganha proporção maior com a campanha inconstante no Brasileirão. O líder Botafogo disparou e o Flamengo está 15 pontos atrás, passado o primeiro turno. O jeito com o qual o time sucumbiu diante do Olimpia, ainda nas oitavas de final da Libertadores, é a ferida mais recente.

Inconstância de jogadores importantes

O Flamengo vê seus principais jogadores não atingirem a regularidade na temporada. Gabigol deixou de ser decisivo nos momentos mais importantes. Arrascaeta já teve problemas físicos e, embora decisivo, também tem jogos apagados. Everton Ribeiro não tem mais a capacidade física de antes e também vive altos e baixos. Isso para ficar só no setor ofensivo titular. Bruno Henrique, que voltou recentemente de lesão, tem contribuído, mas não carrega o time sozinho.

Banco não funciona

Quem entra do banco tem rendido pouco. É o caso de Everton Cebolinha, Varela e, por vezes, Pedro — embora o atacante tenha feito, de pênalti, o gol de empate contra o São Paulo. Ainda assim, é o artilheiro da equipe na temporada. Na zaga, os reservas Pablo e Rodrigo Caio quase não entram. Filipe Luís fez bons jogos, mas mostra que a idade cobra um preço em termos físicos. A eliminação contra o Olimpia foi o caso mais evidente.

Agressão a Pedro

Entre vitórias e derrotas, a agressão do preparador físico Pablo Fernández foi o auge do absurdo no Flamengo de 2023. O evento fora da curva, como definiu o vice de futebol Marcos Braz. Foi o estopim para escancarar a infelicidade do atacante com o tratamento que vinha recebendo da comissão técnica.

Relacionamento com Sampaoli

Os bastidores do Flamengo não apontam para um caso de amor entre Jorge Sampaoli e os jogadores. O técnico é descrito como frio. Mas quem trabalhou com ele e chegou recentemente, como Allan, diz que o argentino não tem comportamento diferente do que tinha em outros clubes. Marcos Braz negou problema de relacionamento entre jogadores e o treinador.

Continua após a publicidade

Diretoria questionada

O cenário no Flamengo faz renascer a série de críticas direcionadas ao presidente Rodolfo Landim e ao próprio Marcos Braz. Algo que aconteceu nesta temporada na reta final do Carioca, quando Vitor Pereira cambaleou até ser demitido da função de técnico. Na janela de transferências, o Fla fechou com Luiz Araújo, Allan e o goleiro Rossi. Mas queria trazer outro meia — vide De La Cruz e Wendell — e não conseguiu.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.