Videogame? Fifa e CazéTV inovam com grafismos na transmissão da Copa 2023
A transmissão da vitória da Inglaterra sobre a Austrália chamou a atenção por uma série de elementos gráficos, como um campinho com posicionamento das jogadoras e velocidade dos chutes das atletas.
O que aconteceu
A Fifa é a responsável pelos "dados de videogame" nas transmissões. Casimiro explicou, durante a transmissão pela CazéTV, que a inovação visa a uma imersão maior dos fãs.
Os torcedores brincaram com a novidade, assim como o narrador Luis Felipe Freitas. Os espectadores compararam a transmissão "moderna" com os jogos de videogame.
"Daqui a pouquinho vão acabar com a minha função", brincou Luis Felipe Freitas, narrador da CazéTV, assim que os nomes das atletas começaram a aparecer acima que elas pegavam a bola.
Classificação e jogos
É muito maneiro. Mostra a distância percorrida, a velocidade do chute, rotações por minuto. É a nova tecnologia, que a Fifa está trazendo. Tudo para dar mais imersão para o torcedor. É bem legal. Casimiro, durante a transmissão da partida
Primeira vez no Brasil
A tecnologia da Second Spectrum apareceu pela primeira vez em uma partida ao vivo no Brasil e ela é semelhante à experiência de jogadores de videogame.
Essa inovação foi oferecida pela Fifa e teve uso exclusivo no Brasil pela CazéTV, que informou que obteve 85% de aprovação junto à audiência do canal.
Apesar de ser novidade no Brasil, esse tipo de inserção gráfica nas transmissões é mais comum em outros países, principalmente nas transmissões de NBA, Premier League ou na MLS dos Estados Unidos.
O lançamento dessa tecnologia ocorreu em um momento no qual a CazéTV atingiu a marca de 1,4 milhões de dispositivos alcançados na partida entre Austrália e Inglaterra (a mais alta depois dos jogos do Brasil na Copa feminina).
Funcionalidades
A CazéTV trouxe várias funcionalidades interativas na transmissão da partida para "ajudar os fãs da Copa do Mundo feminina a vivenciarem de uma maneira especial os eventos".
O espectador pôde acompanhar os nomes das jogadoras na tela à medida que elas tocavam na bola. Também podia ver a movimentação das equipes num detalhe no canto inferior da tela, em tempo real, como nas partidas de videogame, assim como o rastro de velocidade nas principais jogadas das equipes.
As novidades
Nome da jogadora com a posse de bola
Mapa com o posicionamento em tempo real das jogadoras
Velocidade do chute
Velocidade da jogadora (com troca de cor conforme aumenta)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.