Julgamento do Ninho tem Bandeira, dirigente e ex-funcionário: 'Traumático'
O processo criminal a respeito do incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, teve a primeira audiência hoje (18), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
O deputado federal e ex-presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello compareceu. Ele é um dos réus do processo e deixou o local sem falar com os jornalistas.
Foram ouvidas 21 testemunhas. Alexandre Wrobel, ex-vice de Patrimônio do clube, e Reinaldo Belotti, atual CEO do Rubro-Negro, compareceram nesta condição.
"Estou disponível para ajudar com o que for necessário. Esse é um episódio ficou marcado em nossos corações. Não só da diretoria, mas de qualquer rubro-negro. Mas conseguimos resolver os problemas que existiam", disse Belotti.
Classificação e jogos
"O que evita novos casos no futuro é aprender com a experiência, mudar procedimentos, e isso foi feito. Achar ou não culpado é com a Justiça. Estou aqui para colaborar", completou.
"Traumático"
Benedito Ferreira, segurança que ajudou a socorrer sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu, também prestou depoimento.
"Foi complicado lembrar de tudo que aconteceu. Falar sobre o que aconteceu é traumático, mas vamos tentando superar a cada dia", apontou, ao lado da advogada Patricia Gaspar.
Após a tragédia, ele foi transferido para outras áreas do clube, antes de ser demitido em agosto do ano passado.
Os réus Antônio Garotti, Marcelo Sá, Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Fabio Hilario da Silva e Weslley Gimenes pediram dispensa.
Neste primeiro momento, o Ministério Público não colheu testemunhos que aconteceriam por videoconferência. Ainda não há data para nova audiência.
Os réus no processo
Ex-dirigentes do Flamengo
Eduardo Bandeira de Mello - presidente do Flamengo até o ano anterior do incêndio no Ninho.
Márcio Garotti - Diretor financeiro do Flamengo na reta final da gestão Bandeira.
Marcelo Maia de Sá - diretor adjunto de patrimônio
Executivos da Novo Horizonte Jacarepaguá (NHJ)
Danilo Duarte - engenheiro responsável técnico dos containers.
Fabio Hilário da Silva - engenheiro responsável técnico dos containers.
Weslley Gimenes - engenheiro responsável técnico dos containers.
Claudia Pereira Rodrigues - responsável pela assinatura dos contratos da NHJ
Refrigeração
Edson Colman - Sócio da Colman Refrigeração, que realizava manutenção nos aparelhos de ar condicionado.
A ação
A ação criminal é resultado de uma denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). A denúncia foi oferecida em 2021 e o MP solicitou que 53 pessoas fossem ouvidas como testemunhas.
A lista tem sobreviventes do incêndio, dirigentes do Flamengo, policiais, bombeiros, fiscais e outras pessoas envolvidas com a tragédia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.