Neymar: Reclamação de Jorge Jesus não cai bem, e CBF vê possível obstáculo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não gostou nem um pouco da entrevista do técnico Jorge Jesus, hoje no Al-Hilal da Arábia Saudita. Ele questionou a convocação de Neymar, novo reforço do clube, para a seleção brasileira. Nome ventilado para comandar a seleção em dado momento antes do acerto com Fernando Diniz, Jorge Jesus passou de candidato a possível obstáculo para o ciclo da Copa de 2026.
O que aconteceu
Jorge Jesus falou em coletiva do Al-Hilal que era contra a convocação de Neymar e que o brasileiro tem o uma lesão. O fato pegou os jornalistas de surpresa. Neymar jogou há duas semanas pelo PSG, fez dois gols e deu uma assistência. Na última sexta ele foi convocado por Fenrnado Diniz para as primeiras partidas das Eliminatórias.
A CBF já sabia da lesão de Neymar e não gostou do tom adotado por Jorge Jesus. A apresentação dos convocados de Fernando Diniz deve ocorrer daqui 15 dias, entre os dias 3 e 4 de setembro.
A entidade só convocou o camisa 10 após conversar com o atleta e entender que ele poderia atuar. Ontem, em nota oficial, a CBF que monitora as condições clínicas do jogador.
Há um temor de que Jorge Jesus se torne uma espécie de obstáculo logístico para o novo ciclo de Copa. O treinador não pode vetar a convocação de Neymar em datas Fifa, mas pode dificultar e adiar a liberação do jogador. Caso o Brasil agende jogos para períodos fora das datas Fifa, o 'mister' poderia vetar.
Frases como "acho que nem devia ir ao Brasil" e "não vejo justificativa nenhuma para ir ao Brasil" ligaram o alerta na entidade máxima do futebol brasileiro.
O que disse Jorge Jesus
Pequena lesão: "Neymar pode trazer tudo para a equipe do Al-Hilal. Ele é um dos melhores jogadores do mundo, não tenho dúvidas disso, em condições físicas normais. Ele chegou com uma pequena lesão, não vai conseguir treinar ainda com o time. Não sei quando vai estar em condições para poder jogar".
Nome na lista: "Não entendo muito bem porque Neymar está na convocação da seleção do Brasil, um jogador que está lesionado. Se calhar, vão obrigar o Neymar a ir ao Brasil. Não vai jogar, porque não está em condições de jogar. Nem de treinar, quanto mais de jogar. Mas sei que está na convocação".
Ida ao Brasil: "Esse é um tema que temos que discutir. Hoje não vejo justificativa nenhuma do Neymar ir ao Brasil, se está lesionado. Ele não treina, como pode [jogar]?".
Não pode jogar: "Ele não pode jogar na seleção brasileira. Está lesionado. Acho que nem devia ir ao Brasil, mas isso é um problema do Al-Hilal. Ele tem que se recuperar de um problema muscular para começar a jogar, que é o que ele sabe fazer bem".
Recuperar condição física: "Em situações normais físicas, não é só uma mais-valia para o Al-Hilal, é uma mais-valia para o futebol saudita. Espero que se recupere fisicamente. Ele também vem de uma operação e agora precisa ficar em condições para voltar a jogar pouco a pouco. Mas vai nos trazer muita coisa boa, tenho certeza."
Jorge Jesus deu a declaração na entrevista coletiva após o empate por 1 a 1 com o Al-Fayah, pela segunda rodada do Campeonato Saudita.
O atacante brasileiro foi apresentado com festa à torcida antes da partida, mas não estreou. Ele não esteve entre os relacionados, e depois o treinador anunciou a lesão muscular.
Neymar foi convocado por Fernando Diniz para defender a seleção brasileira nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil estreia contra a Bolívia em 8 de setembro, em Belém (PA), e depois visita o Peru no dia 12, em Lima.
O camisa 10 participou da pré-temporada do PSG e voltou a jogar após cinco meses, balançando a rede duas vezes no confronto. Ele recuperou-se de uma grave lesão no tornozelo direito sofrida no final de fevereiro.
Confira a nota oficial da CBF
"Nota de esclarecimento sobre a situação clínica do jogador Neymar Jr
O departamento médico da Seleção Brasileira Masculina de Futebol informa que vem monitorando há alguns dias as condições clínicas do jogador Neymar Jr. A comissão técnica está ciente da situação e tem mantido contato constante com o atleta, acompanhando a sua evolução.
A apresentação dos jogadores convocados pelo técnico Fernando Diniz está prevista para cerca de 15 dias.
Qualquer atualização sobre o quadro clínico do jogador será informada no momento oportuno."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.