Ex-árbitro diz que Fifa proibiu chute na bandeirinha: 'Culpa é dos clubes'
Colaboração para o UOL, em Aracaju
21/08/2023 12h00
O ex-árbitro Alfredo Loebeling explicou no De Primeira que há uma determinação da Fifa que coíbe comemorações com chutes nas bandeiras de escanteio com escudo rival.
Voadora na bandeirinha?: "Você não pode chutar o mastro, a bandeira de escanteio, que tenha o distintivo do seu adversário. Não pode e a CBF informou os clubes que, após uma consulta à Fifa, ele iria começar a punir. Quem está errado são os clubes que não informaram seus atletas ou o atleta que recebeu a informação do clube não levou isso em consideração".
Comemoração agressiva: "Em relação à bandeirinha de escanteio, a comemoração não é provocativa, ela é agressiva. Há um texto que fala sobre a comemoração agressiva: a preocupação da Fifa, obviamente, não é só o futebol brasileiro. Por exemplo, Celtics e Rangers na Escócia, um time é ligado aos católicos e o outro aos protestantes. Se o cara chutar a bandeira do outro, você extrapola completamente aquilo que é do campo. Por isso que o texto não fala em provocativo em relação às bandeiras, aliás, o texto fala nos escudos, que ela é agressiva".
Relacionadas
É regra do futebol ou instrução da Fifa?: "Toda regra tem determinações. Há uma determinação da Fifa em cima da regra que comemorações desse tipo são agressivas. Provocativa é outra coisa, como no caso do Luciano, que foi encarar a torcida do Corinthians depois do gol, ele provocou, é uma situação. Provocar uma coisa, ser agressivo é outra, tudo que envolve emblemas. [...] O texto é muito claro do que é provocativo e do que é agressivo, você não deve, por exemplo, comemorar gol na frente do banco do adversário. Ele é agressivo? Não, é provocativo, então a Fifa vai punir".