Topo

Ministra da Espanha pede a renúncia de dirigente que beijou jogadora

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, beijou a jogadora Jenni Hermoso na premiação da Copa do Mundo de 2023 Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/08/2023 17h58

Classificação e Jogos

A ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, pediu a demissão do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, por ter beijado à força a jogadora Jenni Hermoso no pódio da Copa do Mundo Feminina 2023.

O que aconteceu

Díaz afirmou que o cartola "assediou e agrediu uma mulher". Ela é a vice-presidente em exercício e comanda o partido político Sumar.

A ministra ressaltou que o pedido de desculpas de Rubiales "não serve de nada" e que ele deve renunciar. Em entrevista no Congresso, ela também cobrou o cumprimento da legislação desportiva espanhola e a ativação dos protocolos da Federação.

Nossa condenação mais retumbante ao que vimos ontem. Seguimos pedindo a demissão de Rubiales, que assediou e agrediu uma mulher. Portanto, suas desculpas não servem de nada e pedimos o cumprimento da Lei Desportiva e que os protocolos da Federação sejam ativados. Insisto, essa pessoa deve renunciar. Yolanda Díaz

O que aconteceu

Ontem, Luis Rubiales abraçou e deu um beijo forçado na boca de Jenni Hermoso. O episódio ocorreu durante a cerimônia de entrega da medalha de ouro à seleção espanhola, que venceu a Inglaterra na final.

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, beija Jenni Hermoso durante premiação da Copa do Mundo feminina Imagem: Reprodução/Twitter

A jogadora desabafou nas redes sociais que "não gostou" da atitude. Depois da repercussão, ela amenizou a situação, afirmando que tem uma "ótima relação" com Rubiales.

O presidente da Federação se desculpou pelo gesto: "Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade". No entanto, antes do pedido oficial de desculpas, Rubiales chegou a dizer que o beijo foi um gesto de carinho e disparou que "há idiotas por toda parte".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministra da Espanha pede a renúncia de dirigente que beijou jogadora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol