Corinthians vence Estudiantes em jogo com homenagens e Gil decisivo

Depois da traumática eliminação da semana passada para o São Paulo na Copa do Brasil, o Corinthians reencontrou seu torcedor em Itaquera com vitória. A equipe brasileira bateu o Estudiantes por 1 a 0, chegou ao 7° jogo seguido com triunfo dentro de casa e saiu na frente por uma vaga na semifinal da Sul-Americana. Gil marcou o único gol do duelo.

Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo garante a classificação até com empate na partida de volta, que acontece em La Plata, na Argentina.

Corinthians e Estudiantes voltam a jogar na outra terça (29). Em caso de empate no placar agregado, a disputa vai para os pênaltis — o vencedor encara Fortaleza ou América-MG na próxima fase.

Assista aos jogos da CONMEBOL Sulamericana no Paramount+. Apenas 24,90/Mês. Experimente 7 Dias.

Como foi o jogo

O 1° tempo premiou quem foi mais eficiente na bola parada. Enquanto o Corinthians abriu o placar com Gil após cobrança de escanteio, o Estudiantes ficou na trave em falta batida por Sosa. Os mandantes ainda reclamaram de um pênalti por mão na bola, mas o árbitro Jesús Valenzuela mandou o jogo seguir.

Na etapa final, os argentinos controlaram o ritmo e atacaram os brasileiros, que se seguraram até o apito final com boas atuações individuais na defesa e apostando na velocidade em lances ofensivos.

Gols e destaques

Homenagens a torcedores mortos. O acidente que vitimou sete corintianos no último fim de semana foi lembrado pelo clube. Em meio ao minuto de silêncio, algumas luzes da Neo Química Arena se apagaram e, enquanto isso, os nomes dos corintianos foram destacados nos painéis das arquibancadas. Já com bola rolando, os presentes balançaram bexigas pretas em todos os setores no minuto 7, uma referência ao número de vítimas.

Continua após a publicidade

Gil, criticado, marca. Titular que recentemente acabou contestado por alguns torcedores, Gil abriu o placar aos 16 minutos em meio a um duelo bastante equilibrado em Itaquera. Rojas caprichou em escanteio da ponta direita e achou o zagueiro, que se desvencilhou da marcação e estufou as redes de Andújar com o pé direito: 1 a 0.

Gil aproveitou cruzamento de Rojas e marcou em Corinthians x Estudiantes
Gil aproveitou cruzamento de Rojas e marcou em Corinthians x Estudiantes Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Sosa acerta a trave (e Cássio dá sorte). Depois de um lance polêmico em que Maycon pediu pênalti por mão na bola de Lollo — e não foi atendido pelo árbitro —, o Estudiantes quase empatou a partida quando Moscardo atropelou Rollheiser a poucos passos da grande área. Com categoria, Sosa cobrou a falta na trave de Cássio, que não pulou, viu a bola voltar em seus braços e, com boa dose de sorte, conseguiu fazer a defesa.

Estudiantes assusta. Em desvantagem no placar, os visitantes saíram para o ataque e controlaram o ritmo corintiano — justamente com boa participação da dupla de meias que participou do lance da falta: primeiro, Sosa errou o alvo, e depois Rollheiser obrigou o goleiro rival a trabalhar em forte chute da ponta esquerda. Os brasileiros ainda responderam com Fábio Santos antes do intervalo.

Mosquito contra conforto argentino. Os primeiros minutos da etapa final tiveram os donos da casa encurralados pelo adversário, que não conseguiu acionar o ex-Corinthians Boselli em meio às boas atuações defensivas de Gil e Murillo. Diante do cenário desfavorável, Luxemburgo resolveu colocar Mosquito em campo para dar velocidade à sua equipe.

Rollheiser, do Estudiantes, tenta fazer a jogada na partida contra o Corinthians
Rollheiser, do Estudiantes, tenta fazer a jogada na partida contra o Corinthians Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
Continua após a publicidade

Renato Augusto aparece. O camisa 8 deu às caras de vez na metade do 2° tempo, quando arriscou de fora da área e ficou perto do 2 a 0. Pouco tempo depois, Renato deu um drible desconcertante em Ascacíbar e tocou para Yuri Alberto, que acertou a zaga. O meia ainda virou centroavante improvisado com a saída do companheiro e passou a ser abastecido por Romero, Mosquito e Maycon.

Mosquito faz bola voar. O Corinthians teve uma chance clara desperdiçada aos 38 minutos, quando Romero recebeu em profundidade, ganhou no corpo a corpo com o zagueiro e, já perto da pequena área, deixou Mosquito na cara do gol. Sem Andújar à sua frente, o atacante bateu de primeira, mas isolou e mandou a bola no setor das organizadas da Neo Química Arena antes de o duelo terminar.

Mosquito é consolado por Renato Augusto após perder gol em Corinthians x Estudiantes
Mosquito é consolado por Renato Augusto após perder gol em Corinthians x Estudiantes Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1x0 ESTUDIANTES

Data e horário: 22 de agosto de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: ida das quartas de final da Sul-Americana
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Ángelo Hermosilla (CHI)
Cartões amarelos: Bruno Méndez, Fábio Santos (COR); Rodríguez, Rollheiser, Godoy (EST)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Gil (COR), aos 16 min do 1° tempo

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Mendez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Moscardo (Ruan Oliveira), Maycon, Renato Augusto e Rojas (Giuliano); Biro (Mosquito) e Yuri Alberto (Romero). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Continua após a publicidade

ESTUDIANTES: Andújar; Leo Godoy, Santiago Núñez, Lollo e Mancuso; Jorge Rodríguez, Ascacíbar, Zuqui (Altamirano), Sosa (Zapiola) e Rollheiser; Boselli (Mauro Méndez). Técnico: Eduardo Domínguez

Deixe seu comentário

Só para assinantes