Presidente é denunciado por violência sexual após beijo em jogadora
Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)
22/08/2023 08h06Atualizada em 22/08/2023 15h34
Classificação e Jogos
Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, foi denunciado por violência sexual após ter beijado Jenni Hermoso na entrega de medalhas depois do título da Espanha na Copa do Mundo feminina.
O que aconteceu
Miguel Galán, presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), denunciou Rubiales ao Conselho Superior de Esportes (CSD) e pediu que seja aberto um expediente a respeito do caso da RFEF.
Na denúncia, Rubiales é acusado de infringir a Lei 39/2022 do Esporte. Galán define o acontecido como "um ato sexista intolerável no esporte".
Ele também cita o fato de a RFEF ter um protocolo de ação contra violência sexual. O artigo 14 do documento inclui "beijo à força" como um dos atos de "conduta inaceitável que acarretará consequências imediatas".
Agora cabe ao Conselho Superior dos Esportes encaminhar ou não a denúncia para o Tribunal Administrativa do Esporte (TAD), da Espanha.
A denúncia foi divulgada pelo jornal "The Objective", da Espanha.
O caso
Luis Rubiales fazia parte da cerimônia de entrega de medalhas e da taça da Copa do Mundo às jogadoras da Espanha no último domingo (20).
Após abraçar Jenni Hermoso, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol segurou a jogadora pelo rosto e, em seguida, deu um beijo na boca da atleta.
Nas redes sociais, a meio-campista disse que "não gostou" da atitude, mas depois amenizou a situação.
Em depoimento à RFEF, Jenni afirmou que tem uma "ótima relação" com Rubiales. A atleta ainda minimizou o gesto do presidente como algo "natural de amizade, carinho e gratidão".
Rubiales disse à "Rádio Marca" que o beijo foi um gesto de carinho. "O beijo com Jenni? Há idiotas por toda parte. Quando duas pessoas têm um momento de carinho sem importância, não podemos dar ouvidos a idiotices. Somos campeões e fico com isso".
Horas depois, Rubiales pediu desculpas em um vídeo divulgado pela RFEF nas redes sociais. "Houve um fato que tenho de lamentar e é tudo o que se passou entre mim e uma jogadora [Jenni Hermoso], com uma relação magnífica entre os dois, assim como com outras, e onde, bom, certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má-fé em um momento de máxima efusividade", disse Rubiales.
Declaração falsa?
A nota de Jenni à RFEF, suavizando o ocorrido, não teria sido escrita por ela e sim pela própria federação, segundo o jornal espanhol, Relevo.
Eles ainda afirmam que Rubiales queria gravar o vídeo de desculpas junto a jogadora, mas ela se recusou.