Palmeiras estreia avião de Leila em voo internacional: tudo o que se sabe
O Palmeiras estreou na última segunda (21) o avião da presidente Leila Pereira em voos internacionais. A delegação alviverde viajou até Pereira, na Colômbia, onde enfrenta hoje o Deportivo Pereira, pela ida das quartas de final da Libertadores.
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O UOL lista abaixo tudo o que sabe sobre a relação do Palmeiras com seu "novo reforço", conforme definido pela própria presidente do clube.
Comprado por Leila e "à disposição" do Palmeiras
O investimento para a compra da aeronave foi feito totalmente pela dirigente. Ela utilizou dinheiro próprio e registrou o avião como propriedade de uma de suas empresas, a Placar Linhas Aéreas S/A, criada no ano passado por ela e seu marido, José Roberto Lamacchia.
Classificação e jogos
O Palmeiras pagará apenas despesas operacionais, segundo promessa de Leila. Sem cobrar o aluguel, a presidente afirma que sairá mais barato para o clube do que fretar um avião comercial, além dos benefícios logísticos e de autonomia.
O clube tem prioridade na utilização, mas a empresa de Leila pode alugar o avião para terceiros, como clientes e outros clubes.
A diretoria planeja uma economia de até 70% dos R$ 9,8 milhões gastos em viagens em 2022. O Palmeiras estreou a aeronave em voo comercial em 4 de agosto para enfrentar o Fluminense, no Rio de Janeiro. O custo para fretar um voo SP-RJ em uma empresa de voo comercial é de R$ 200 mil.
Por enquanto, a presidente arcou com todos os custos nas viagens. Como a empresa de Leila ainda não tem autorização para fretar voos, ela bancou os gastos e, por isso, não precisou passar os valores envolvidos aos conselhos do clube — conforme prometeu.
As vantagens
A viagem até a Colômbia durou cerca de seis horas. Foi um voo direto, sem escalas, partindo do aeroporto de Guarulhos.
A diretoria do Palmeiras calcula uma economia de R$ 1,2 milhão com a utilização do avião presidencial.
Além do aspecto financeiro, há fator dos benefícios da logística ao elenco. O Palmeiras não ficou dependente das malhas aéreas das companhias de aviação, diminuiu a duração da viagem internacional e possibilitou mais tempo de descanso aos jogadores.
O outro lado...
O principal argumento dos opositores recai sobre a exibição de Leila com o avião. As críticas afirmam que a presidente tenta se vender como "benevolente" e "salvadora da pátria" com status de mecenas.
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Quero receberHá também o fator de um possível conflito de interesse. No caso, Leila estaria aproveitando a utilização do avião pelo clube para divulgar a sua empresa, como uma espécie de propaganda.
O tratamento de "reforço" também não pegou bem. Apesar de ter sido adquirido com recursos próprios, a dirigente fez a compra da aeronave virar a "contratação da temporada" e chegou a ironizar: "Vocês querem mais reforço do que esse avião maravilhoso que eu estou proporcionando?"
Detalhes do avião
É um Embraer E190 de 114 lugares, que foi personalizado por Leila para aproximadamente 96 assentos para dar mais conforto.
Custava cerca de R$ 300 milhões em 2018, de acordo com o site Aviator Inside.
Tem aluguel de R$ 75 mil por hora, segundo o Paramount Business Jets. Já o leasing, espécie de aluguel mensal que inclui gastos de operação e manutenção, é de R$ 1,3 milhão.
Tem alcance de 2.850 milhas náuticas (5.278 km), permitindo voos sem escalas para todos os destinos da América do Sul, a partir de São Paulo.
Linha do tempo da aeronave
Leila anunciou a compra em 30 de janeiro, durante reunião de candidatos ao Conselho do Deliberativo.
A aeronave chegou ao Brasil em 7 de junho e foi entregue pela Embraer no dia 27. O avião tem as iniciais de Leila: "LMP"
A organizada Mancha Verde protestou contra Leila em 29 de junho, criticando a compra do avião e a falta de reforços. Os torcedores cantaram músicas como: "Tá de tiração, vendeu o Scarpa e comprou o avião", "olha quem chegou, o avião, o volante do Porco", "olê-lê, olá-lá, o avião vem aí e o bicho vai pegar!" e "p** que pariu, na próxima contrata um navio".
Palmeiras estreou o avião nacionalmente em 4 de agosto para enfrentar o Fluminense, pelo Brasileirão. A delegação foi até o aeroporto de Sorocaba para embarcar na aeronave com destino ao Rio de Janeiro.
A primeira viagem internacional ocorreu anteontem, na viagem para a Colômbia. O embarque foi em Guarulhos.
O que Leila já disse sobre o avião
Não só o Palmeiras, mas todos os outros clubes que fretam dependem da disponibilidade e pagam valores altos. Aí conversei com meu marido e perguntei: por que a gente não compra um avião? Quando ele estiver ocioso, eu posso fretar para outros clubes, torcedores, empresas? E aí surgiu a ideia. Eu vi a necessidade
A prioridade é transportar nossos jogadores. A gente viaja na hora que quiser e no dia que quiser. E ainda tem os custos mais baixos. O Palmeiras vai arcar com a despesa de combustível, tarifas aeroportuárias e tudo o que for do preço da operação. O Palmeiras vai ter ganho financeiro e logístico
Sem dúvida, no começo da operação, vou colocar dinheiro do meu bolso. Pode ser que não tenha o número de fretamentos que eu imagino, e aí quem vai colocar esse dinheiro sou eu. É um negócio. Para o Palmeiras, vai ser benéfico por logística e custo e para as outras pessoas, outras empresas que quiserem locar, vai ser valor de mercado
[Avião segue à disposição depois que ela sair do clube?] Eu vou conversar com quem assumir. Eu trabalho aqui agora, pretendo me reeleger Leila Pereira, em fevereiro
Vocês querem mais reforço do que esse avião maravilhoso que eu estou proporcionando? O Palmeiras está sempre atento ao mercado, sempre converso com o departamento de futebol e a comissão Leila, em junho
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