Como Santos Dumont? Luxa reaproveita Renato e cria opções sem Yuri Alberto
A vitória do Corinthians sobre o Estudiantes, em jogo ocorrido ontem pela Sul-Americana que acabou em 1 a 0, serviu também para Vanderlei Luxemburgo criar uma opção para o ataque de sua equipe.
Assista aos jogos da CONMEBOL Sulamericana no Paramount+. Apenas 24,90/Mês. Experimente 7 Dias.
Renato: camisa 8 ou 9?
Renato Augusto atuou por 90 minutos pela quarta vez na temporada e assumiu duas funções diferentes durante a partida na Neo Química Arena.
Na metade do 2° tempo, o camisa 8 deixou o setor de criação e virou uma espécie de centroavante assim que Yuri Alberto acabou substituído por Romero, que se posicionou na ponta esquerda — enquanto isso, Mosquito entrou no lado oposto.
Centralizado no ataque por Luxemburgo, o jogador teve menos obrigação defensiva e, além de acionar os velocistas em passes diagonais, recebeu boas chances já dentro da área como um típico nove.
O próprio treinador brincou sobre a nova "função" do meia ao citar Santos Dumont, inventor brasileiro considerado o "pai da aviação", na entrevista coletiva pós-jogo.
Se fosse uma novidade minha, iam falar 'ué, o Luxa virou Santos Dumont inventando?'. Não. Tenho dois caras de lado: Mosquito e Romero. Quem apoiava bem o jogo do time deles? Os dois laterais. Onde fica vulnerável? Nas costas dos laterais. O Renato mastiga bem a bola, chega mais pela intermediária e poderia achar alguém nas costas do lateral. Minha ideia era essa. O Yuri já tinha contribuído bastante Luxemburgo, em entrevista coletiva
A mudança, aliás, serve como uma alternativa corintiana na ausência de Yuri Alberto — até então, o atacante cedia lugar ao jovem Felipe Augusto, que marcou duas vezes em 12 jogos no profissional.
Com ou sem "invenções" de Luxa, o Corinthians volta a campo neste sábado (26). O time encara o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, antes do duelo de volta contra o Estudiantes.