A Fifa anunciou hoje (26) que suspendeu provisoriamente Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, por beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso.
O que aconteceu
Rubiales está suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. A decisão é do presidente da Comissão Disciplinar da Fifa, o colombiano Jorge Ivan Palacio, que se baseou no artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa (CDF).
A suspensão, que terá efeito a partir de hoje, terá uma duração inicial de noventa dias, enquanto o processo disciplinar aberto contra o dirigente espanhol é conduzido.
Rubiales e a Federação Espanhola estão proibidos de entrar em contato com Jenni Hermoso ou pessoas próximas a ela. A medida tem como objetivo "preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional de futebol e a boa ordem do processo disciplinar em andamento perante este órgão disciplinar".
Classificação e jogos
Segundo a Fifa, a decisão foi comunicada hoje a Luis Rubiales, à RFEF e à Uefa.
Além da Fifa, o Conselho Superior Esportivo da Espanha pediu a "suspensão cautelar" de Rubiales. Eles entraram com uma petição no Tribunal Administrativo de Esporte (TAD) alegando abuso de autoridade e atos notórios e públicos que atentem à dignidade e decoro esportivos.
Veja, na íntegra, o comunicado da Fifa
"O presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), utilizando as faculdades concedidas pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (CDF), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. Essa suspensão, que terá efeito a partir de hoje, terá uma duração inicial de noventa dias, enquanto o processo disciplinar aberto por esta Comissão Disciplinar contra o Sr. Luis Rubiales na última quinta-feira, 24 de agosto, é conduzido.
Além disso, o presidente da Comissão Disciplinar da FIFA, com o objetivo de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional de futebol, Sra. Jennifer Hermoso, e a boa ordem do processo disciplinar em andamento perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretrizes adicionais (artigo 7 do CDF) nas quais ordena ao Sr. Luis Rubiales que se abstenha, ele mesmo ou através de terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela. Da mesma forma, a RFEF e seus funcionários ou empregados são ordenados a se absterem de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela, seja diretamente ou através de terceiros.
A decisão tomada pelo presidente da Comissão Disciplinar da FIFA foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA, para que seja cumprida adequadamente.
A Comissão Disciplinar da FIFA não fornecerá mais informações sobre este processo disciplinar até que uma decisão final seja tomada. A FIFA reitera seu compromisso absoluto com o respeito à integridade de todas as pessoas e condena veementemente qualquer comportamento contrário a isso".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.