PM detalha ação que fará no dérbi e jogo do SP, ambos no mesmo dia

A Polícia Militar de São Paulo, em nota enviada ao UOL, detalhou a ação que fará no dérbi Corinthians x Palmeiras e o jogo São Paulo x Coritiba no mesmo dia, domingo (3), pelo Campeonato Brasileiro.

O que aconteceu

Corinthians x Palmeiras começa às 16h, na Neo Química Arena, na zona leste.

Mais tarde, às 20h30, o São Paulo enfrenta o Coritiba no Morumbi, na zona oeste.

A PM garantiu a segurança para ambos os eventos e reforçará as principais estações de transporte coletivo para evitar qualquer intercorrência entre torcidas. A corporação contra indicou os três eventos no mesmo dia em tratativas com a Federação Paulista de Futebol, a CBF, porém, manteve os eventos na mesma data.

A PM vê como baixa a probabilidade de confronto entre torcidas devido aos horários distintos dos jogos e em pontos extremos da cidade de São Paulo. Ainda assim, contará com policiais em atividade DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), Batalhões de Ações Especiais e Unidades especializadas do Comando de Policiamento de Choque.

Como os jogos previstos para o próximo domingo ocorrerão em horários distintos e em pontos extremos da cidade, presume-se que a probabilidade de encontro e confronto das torcidas seja baixa, todavia os serviços de inteligência policial e os reforços já acima mencionados nas principais estações de transporte coletivo tendem a mitigar qualquer intercorrência negativa PM, em nota

A Secretaria de Segurança da cidade de São Paulo foi procurada pelo UOL e não prevê aumento de fluxo ou risco de sobrecarregar as estações e vagões do metrô, já que os horários e locais são distintos. "Conforme a operação, sempre vamos avaliando a demanda de passageiros para ajustes quando necessário. Não tem risco de sobrecarregar, por conta dos horários e distâncias dos locais", disse a SSP.

Segundo apurou o UOL, a CBF estudou a situação e uma mudança de data foi cogitada. Entretanto, a entidade se sentiu confiante após a Polícia Militar garantir a segurança para os jogos.

Os jogos da semifinal do Brasileirão Feminino, porém, mudam de domingo para sábado (2). Corinthians e Santos jogam na capital paulista, enquanto Ferroviária e São Paulo duelam em Araraquara.

Continua após a publicidade

Confira a nota da Policia Militar

Nos dias de jogos de futebol, mediante planejamento e integração de ativos operacionais, é realizada Operação Policial-Militar para intensificar o policiamento nas imediações dos estádios, para melhor atender a população local e aos torcedores, e, principalmente, suportar eventual aumento da demanda decorrente do maior fluxo de pessoas na região.

Esse planejamento prevê reforço policial, com emprego de ativos operacionais de outras Unidades, policiais escalados em Atividade DEJEM, Batalhões de Ações Especiais e Unidades especializadas do Comando de Policiamento de Choque.

Essa estratégia visa proporcionar também a intensificação do policiamento nas imediações das Estações de Metrô e Terminais de ônibus que atendem toda a região metropolitana, com o objetivo de manter e preservar a Ordem Pública.

Como os jogos previstos para o próximo domingo ocorrerão em horários distintos e em pontos extremos da cidade, presume-se que a probabilidade de encontro e confronto das torcidas seja baixa, todavia os serviços de inteligência policial e os reforços já acima mencionados nas principais estações de transporte coletivo tendem a mitigar qualquer intercorrência negativa.

Quanto ao policiamento na região do Autódromo José Carlos Pace - "Interlagos", onde ocorrerá o evento The Town, o planejamento da Operação Policial Militar está concluído e o policiamento abrangerá os trajetos do público, em especial os acessos de entrada e saída do evento, utilizando-se dos policiais do batalhão da área, com o reforço dos outras unidades.

Continua após a publicidade

Acrescentamos que, em relação aos eventos esportivos organizados pela CBF e FPF para o próximo dia três de setembro (03/09), a Polícia Militar contatou o MPSP informando sobre a concomitância das quatro partidas envolvendo as equipes confederadas e seus
desdobramentos na gestão de segurança pública. Em que pese o parecer técnico emitido, coube aos organizadores a manutenção dos quatro eventos na mesma data.

Deixe seu comentário

Só para assinantes