O gol de Paulinho, do Vasco, foi bem anulado contra o Palmeiras no Allianz Parque? No De Primeira, o ex-árbitro e comentarista Sálvio Spinola classificou a marcação como "um dos maiores erros do VAR" e contou que o lance está repercutindo no mundo inteiro.
'Um dos maiores erros do VAR': "É um erro crasso, um dos maiores erros de arbitragem em lance com VAR, porque o VAR se prendeu à posição do Vegetti, ficou procurando aquele impedimento e interferiu após uma revisão. O VAR não deve atuar nesse lance, está muito claro no protocolo. Isso tem repercussão no mundo, o mundo está debatendo, pelo que participo aqui, o mundo tem tido unanimidade que houve erro do VAR".
Repercussão mundial: "A grande polêmica nesse lance, nos fóruns de arbitragem, é que é um grande erro de arbitragem. É unanimidade nos fóruns de arbitragem que a gente participa com vários instrutores do mundo inteiro da interferência do VAR em um lance como esse. Entendo que a comissão de arbitragem [da CBF] já deveria ter se posicionado sobre esse lance, se posicionado de forma rápida e objetiva: foi erro na interferência do VAR".
Qual o protocolo correto?: "O VAR só pode corrigir impedimento quando é gol do jogador impedido ou assistência do jogador impedido. Em campo, o assistente não usou o atraso da bandeira para usar a tecnologia, não é essa a situação. Não tem como o VAR checar um impedimento depois que aquela jogada fracionada se encerrou. Encerrou a jogada do impedimento, não tinha como o VAR retroagir tanto para anular o gol por impedimento. Não tem checagem de gol, conferência de gol no protocolo do VAR, depois de tudo isso".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.