Adversário do Botafogo começou no YouTube e fez home office para Bielsa

Julio Vaccari tem uma carreira incomum no futebol. Técnico do Defensa y Justicia, rival de hoje (30) do Botafogo, em jogo válido pelas quartas de final da Sul-Americana, ele não foi atleta profissional, fez trabalhos de home office para Marcelo Bielsa, começou com um blog e um canal no YouTube e virou treinador apenas no ano passado.

O que aconteceu

Julio Vaccari, de 43 anos, atuou apenas no futebol amador da Argentina até concluir faculdade de Educação Física.

Antes de ter espaço em clubes profissionais, ele manteve um blog e um canal no YouTube sobre treinamentos e conceitos de futebol.

O 'Estímulo Fútbol' (em espanhol) conta com quase 5 mil inscritos, mesmo sem ser atualizado há aproximadamente três anos. Além dos vídeos, ele mantinha um blog e um perfil no Twitter sobre o mesmo tema.

O interesse por tática e seus primeiros trabalhos como professor de educação física chegaram até Marcelo Bielsa, que o convidou para ser seu colaborador externo.

Direto de casa, em home office, Vaccari fazia análises e repassava para 'El Loco' ao longo de suas passagens por Athletic Bilbao e Olympique de Marselha.

Foi por meio de Bielsa que Vaccari conheceu Gabriel Heinze e foi convidado para ser auxiliar do ex-zagueiro, passando por Godoy Cruz, Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield, onde treinou equipes de base e o time B.

A primeira oportunidade como técnico de um time principal surgiu exatamente no Vélez e é muito recente. Em abril do ano passado, ele comandou o time contra o Lanús e fez sua estreia no comando.

Continua após a publicidade

Em maio, foi substituído por Alexander Medina. Em setembro de 2022 assumiu o Defensa y Justicia.

De Bielsa e Heinze fui tentando incorporar coisas. Cada um tem seu estilo, gostos e formas de montar o time. Mas são meus principais exemplos no futebol

Julio Vaccari, ao site TN Deportes

Invicto contra brasileiros

Vaccari garante ser um treinador ofensivo, mas que abre mão da posse de bola e busca jogadas mais diretas. Apaixonado por tática, ele admite abusar de sessões de vídeo para explicar aos jogadores o que precisa ser feito em campo. Até agora, Vaccari nunca foi derrotado por um time brasileiro na carreira.

Pelo Vélez ele empatou duas vezes com o Red Bull Bragantino pela Libertadores de 2022. Já pelo Defensa y Justicia, venceu duas vezes o América-MG, pela Sul-Americana, e empatou o jogo de ida das quartas de final contra Botafogo por 1 a 1.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.