Ministério Público pede adiamento de clássico entre Corinthians e Palmeiras
Do UOL, em São Paulo
31/08/2023 17h44Atualizada em 31/08/2023 19h28
O Ministério Público de São Paulo enviou um oficio à CBF recomendando o adiamento do jogo entre Corinthians e Palmeiras, marcado para domingo (3), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena.
No documento, ao qual o UOL teve acesso, o MP-SP "alerta para o risco de grave conflito" pela realização de dois jogos em São Paulo, o clássico, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, e a partida entre São Paulo e Coritiba, às 20h30 (de Brasília), no Morumbi.
Recomendamos a alteração da data do jogo do Campeonato Brasileiro entre Sport Club Corinthians Paulista e Sociedade Esportiva Palmeiras e, como já solicitado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, a alteração da data da final da Copa Pioneer. Trecho do documento do MP
O ofício do MP data de 23 de agosto e, segundo a entidade, segue válido. O MP usa o histórico de violência e um possível encontro entre os torcedores que usam o metrô como argumentos para recomendar a troca de data.
As linhas de metrô e trem que levam para os estádios Neo Química Arena e Cícero Pompeu de Toledo se interligam, facilitando confrontos entre os torcedores mal intencionados, podendo gerar a prática de atos violentos e de depredação, além de medo aos usuários do transporte público, conforme já ocorrido diversas vezes ao longo dos anos anteriores. O histórico de violência entre as torcidas do Sport Club Corinthians Paulista, da Sociedade Esportiva Palmeiras e do São Paulo Futebol Clube inclui muitas brigas e confrontos, inclusive com mortes. Trecho do documento do MP.
Procurado pela reportagem, o Corinthians informou que seguirá o que for determinado pela CBF. "Não cabe ao clube nenhum tipo de ação", disse.
Também ao UOL, o Palmeiras informou que está acompanhando a situação.
Os ingressos para o clássico começaram a ser vendidos na última terça-feira. O Corinthians não divulgou a parcial de ingressos vendidos.
Além das duas partidas pelo Campeonato Brasileiro, a cidade de São Paulo receberá ainda o evento The Town, que mobilizará muitas pessoas em direção ao autódromo de Interlagos, e também a final da Copa Pioneer, um importante torneio de várzea, às 10h, no Allianz Parque.
A Polícia Militar já havia avisado o MP sobre a concomitância dos eventos no mesmo dia na cidade e que teria desdobramentos na gestão da segurança pública.
"Haverá intensificação do policiamento nas imediações dos estádios, principalmente para suportar eventual aumento da demanda decorrente do maior fluxo de pessoas durante os eventos. Esse planejamento prevê reforço policial, com emprego de ativos operacionais de diversas Unidades, além de policiais escalados em Atividade DEJEM, Batalhões de Ações Especiais e Unidades especializadas do Comando de Policiamento de Choque", disse em nota.