Arthur Elias é o novo treinador da seleção brasileira feminina

Favorito da CBF, Arthur Elias foi anunciado nesta sexta-feira como novo treinador da seleção brasileira feminina. Ele assume o cargo após a demissão de Pia Sundhage.

O que aconteceu

Arthur Elias vai comandar a seleção no ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e na próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027.

O técnico do Corinthians já havia recebido o primeiro contato antes mesmo da oficialização da queda de Pia, mas a proposta chegou logo depois.

A CBF trabalhava com os nomes de Arthur, Rosana Augusto, do Red Bull Bragantino, e Emily Lima, que já comandou a seleção e agora está no Peru.

A negociação foi concretizada durante o dia desta sexta, horas antes do anúncio.

Um dos fatores que travava a negociação era a reta final do Brasileirão feminino e a Libertadores, competições que o Corinthians vem forte.

Elias já tinha sido cotado pela CBF no ano passado, quando a demissão de Pia foi conversada. Entretanto, a treinadora foi mantida.

Houve mudança na estrutura também da seleção de base. Simone Jatobá será a treinadora da seleção sub-17 e sub-15, enquanto Rosana Augusto assume o sub-20

A escolha

Arthur Elias é o mais bem sucedido técnico da história do futebol feminino brasileiro.

Continua após a publicidade

O primeiro título foi em 2013, pelo Centro Olímpico, quando ganhou o Brasileirão em um time com Cristiane, Alline Calandrini e Tamires. O adversário era o poderoso São José, que tinha Formiga.

Ele chegou ao Corinthians em 2016 e em oito temporadas acumula 14 taças, número que pode aumentar em caso de vitória neste Brasileiro.

Pelo Corinthians, conquistou a primeira tríplice coroa do futebol feminino brasileiro: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Campeonato Paulista.

Os títulos no currículo são: Campeonato Brasileiro (2013, 2018, 2020, 2021 e 2022), Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017, 2019 e 2021), Campeonato Paulista (2019, 2020 e 2021), Supercopa do Brasil (2022 e 2023) e Copa Paulista (2022).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.