Do Santos à seleção: como foram as 'primeiras vezes' de Neymar?

Neymar deve estrear pelo Al-Hilal hoje (1), em clássico do Campeonato Saudita contra o Al-Ittihad, de Benzema. Esse será só mais um dos recomeços do camisa 10, e a tendência é que ele entre em campo apenas em parte da partida.

Aos 31 anos, o atacante já teve sua primeira vez no Santos, na seleção brasileira, no Barcelona e no Paris Saint-Germain. Relembre todas elas:

Santos

Neymar estreou pelo time profissional do Santos em 7 de março de 2009, no Pacaembu, em partida entre Santos e Oeste válida pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Na época vestindo a camisa 18, o então jovem de 17 anos entrou em campo aos 14 minutos do 2º tempo, para substituir Maurício Molina.

Apesar de não ter marcado gol em sua estreia como jogador profissional, ele teve uma boa atuação e contribuiu para a vitória do Santos por 2 a 1. Naquela edição do Paulistão, que o time da Vila Belmiro terminou como vice-campeão, Neymar ainda foi eleito como revelação do torneio.

Seleção brasileira

Gol com a amarelinha. Pouco mais de um ano depois da estreia pelo Santos, o atacante vivia sua primeira vez com a seleção brasileira — com direito a gol em cima dos Estados Unidos. Em 10 de agosto de 2010, Neymar vestiu a Amarelinha e entrou em campo no Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey (EUA), no primeiro amistoso da equipe pós-Copa do Mundo da África do Sul.

Continua após a publicidade

A expectativa em torno de Neymar, então com apenas 18 anos, já era grande. Na ocasião, para a felicidade da torcida, ele marcou um gol de cabeça e deixou seu nome na vitória brasileira por 2 a 0.

Barcelona

Estreia na Europa. O primeiro jogo defendendo a equipe catalã aconteceu em 30 de julho de 2013. A partida, contra o time polonês Lechia Gdansk, era apenas um amistoso de pré-temporada e terminou empatada em 2 a 2.

Neymar entrou em campo aos 34 minutos do 2º tempo. Enquanto esteve em campo, substituindo o o chileno Alexis Sánchez, o jogador não participou de lances perigosos — ele chegou a tentar uma jogada individual e um passe de calcanhar, mas chamou mais atenção pelo alto número de faltas sofridas.

"Eles foram um pouco fortes, mas está tudo bem. Não me machucaram", disse o atacante em entrevista coletiva depois da partida.

Continua após a publicidade

Paris Saint-Germain

Outra estreia com gol. A primeira partida de Neymar pelo Paris Saint-Germain aconteceu em 13 de agosto de 2017. Em jogo contra o Guingamp, válido pela segunda rodada do Campeonato Francês, o brasileiro teve uma ótima atuação, com direito a gol e assistência. O PSG venceu por 3 a 0.

Atraente e decisivo. A atuação do brasileiro rendeu elogios e encantou a imprensa francesa. Para o Le Parisien, Neymar tinha ido bem em seu "batismo de fogo": "Batizado, atraente e já decisivo", desse a publicação ao analisar a estreia do jogador.

Deixe seu comentário

Só para assinantes