Corinthians bate Santos e vai à sétima final seguida do Brasileiro feminino
Eduardo Nunes
Colaboração para o UOL, em São Paulo
02/09/2023 18h25Atualizada em 02/09/2023 18h53
O Corinthians venceu o Santos por 2 a 0, hoje, na Fazendinha, e avançou para a decisão do Campeonato Brasileiro Feminino.
Duda Sampaio marcou o primeiro gol em um pênalti anotado após consulta ao VAR, aos 18' do segundo tempo.
Fernandinha ainda ampliou a vantagem aos 43 minutos da etapa final.
O Corinthians enfrenta Ferroviária na final. As partidas acontecem na quinta (7), às 16h20 e no domingo (10), às 16h. Como teve a melhor campanha da primeira fase, o time do Parque São Jorge disputa a ida em Araraquara e decide em casa.
Sétima final seguida
Desde 2017, quando perdeu para o Santos, o Corinthians está na decisão do Campeonato Brasileiro Feminino. A equipe foi campeã em 2018 batendo o Rio Preto, vice em 2019 diante da Ferroviária e vem de um tri consecutivo superando, nesta ordem, Kindermann, Palmeiras e Internacional.
Como foi o jogo
Precisando reverter a desvantagem de 3 a 0 no jogo de ida, o Santos controlou as principais ofensivas na primeira etapa, contudo, mesmo rondando o campo de ataque, não levou nenhum perigo para a goleira adversária.
Já o Corinthians parecia ciente de que administrar a vantagem era o mais importante. A equipe jogou sem pressão e, aos 18 minutos do segundo tempo, conseguiu o gol em cobrança de pênalti de Duda Sampaio. Nos minutos finais, Fernandinha ainda ampliou, deixando o placar agregado em 5 x 0.
Lances importantes
Que susto. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Lelê afastou parcialmente, e Brena mandou de primeira para o gol. A bola estourou na cabeça de Gabi Zanotti. A jogadora corintiana ficou caída no chão e a árbitra imediatamente parou o jogo, mas nada de grave aconteceu.
Bola na trave. Já aos 13 minutos do segundo tempo, a Fernandinha tentou cruzar, a bola pegou um efeito diferente e só parou na trave do Santos.
Corinthians 1x0 Santos. Jaque Ribeiro tentou dominar dentro da área e a bola acabou batendo no braço de Bia Menezes. A árbitra não assinalou nada em campo, porém consultou o VAR e assinalou a penalidade, convertida por Duda Sampaio.
Zaga do Santos salva. Aos 24 minutos do segundo tempo, Paulinha tocou de cabeça para Milene, que não conseguiu acertar a finalização. A bola ainda iria entrar no gol, contudo a zaga santista salvou em cima da linha.
Camila defende. Aos 37 minutos, Duda Sampaio cruzou no travessão, Grazi ficou com o rebote e passou para Millene finalizar. A goleira Camila salvou o Santos.
Corinthians 2x0 Santos. Aos 43, Fernandinha, no meio da área, teve tempo de sobra, dominou e bateu para dar números finais ao embate.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 SANTOS
Competição: Semifinal da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino
Local: Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, em São Paulo (SP)
Dia e hora: 2 de setembro, sábado, às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitra: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA/SC)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP) e Patricia Carla de Oliveira (SP)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Tarciane (COR); Tayla (SAN)
Gols: Duda Sampaio, aos 18'/2ºT, e Fernandinha, aos 43'/2ºT, para o Corinthians.
Corinthians: Lelê; Kati (Paulinha), Tarciane, Mariza e Yasmin; Luana (Juliana Ferreira), Duda Sampaio, Carol Nogueira (Millene) e Gabi Zanotti (Belinha); Fernanda e Jaqueline (Grazi). Técnico: Arthur Elias.
Santos: Camila; Gi Fernandes, Tayla (Kaká), Reina e Bia Menezes; Brena, Yaya (Jane) e Thaisinha; Ketlen (Fabi Simões), Cristiane e Tainá Maranhão (Jordan Ziff). Técnico: Kleiton Lima.