América vence, deixa lanterna, e Santos estaciona na zona de rebaixamento
Colaboração para o UOL, em São Paulo
03/09/2023 20h28Atualizada em 03/09/2023 21h16
O América-MG venceu o Santos hoje (3), por 2 a 0, na Arena Independência, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Rodrigo Varanda, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Juninho, aos nove do segundo tempo, marcaram para o América.
Soteldo foi expulso nos acréscimos do segundo tempo após reclamar com o árbitro.
Com a vitória, a equipe mineira deixou a lanterna do Brasileirão e agora ocupa a 19ª colocação com 16 pontos.
Já o Santos estacionou na 17ª posição com 21 pontos e permanecerá na zona de rebaixamento por, pelo menos, mais uma rodada.
Com a parada da data Fifa, o Santos volta a campo na quinta-feira, 14 de setembro, quando recebe o Cruzeiro, em casa, às 19h (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o América retorna aos gramados na sexta-feira, 15 de setembro, para visitar o Cuiabá, às 20h (de Brasília), também pela 23ª rodada do Brasileirão.
Como foi o jogo
A partida começou equilibrada e sem grandes chances para os dois lados. As equipes iniciaram o jogo trocando muitos passes no meio-campo, mas encontravam dificuldades para envolver a defesa adversária.
Após o gol, apesar de ter mais a bola, o Santos perdeu força no meio-campo. A equipe apresentou pouca criatividade e não assustou Cavichioli. Por outro lado, o América passou a ter mais controle da partida e mostrou força para vencer os duelos individuais.
O Santos voltou com alteração para o segundo tempo, mas não adiantou. O time seguiu com uma transição muito lenta e mal conseguiu passar do meio-campo. O América aproveitou, se impôs e ampliou logo no início da segunda etapa.
Após o segundo gol, Aguirre tentou deixar o Santos mais ofensivo. Soteldo entrou no lugar de Joaquim, mas, ainda assim, o time demonstrou dificuldades para finalizar. Com dois gols de vantagem, o América recuou e tentou explorar os contra-ataques.
O Santos melhorou levemente com as alterações de Aguirre, no entanto, o time ainda apresentou poucas ideias ofensivas. Bem organizado, o América controlou o jogo e levou perigo no contra-ataque.
Lances de destaque
Foi buscar: A primeira boa chance do jogo saiu aos 18 minutos. O Santos saiu em contra-ataque, e Lucas Lima encontrou Jean Lucas, que ajeitou o corpo e finalizou de fora da área para defesa de Cavichioli.
1x0: Aos 28 minutos do primeiro tempo, o América saiu em um ataque rápido, e Felipe Azevedo deu belo passe para Rodrigo Varanda abrir o placar para o time mineiro.
Quase o segundo: Após bela troca de passes, Felipe Azevedo entrou na área e ficou cara a cara com João Paulo, mas o goleiro do Santos fez uma bela defesa.
Na trave: Mendoza fez bela joga pela direita, levou para o fundo, bateu para o gol, e a bola pegou na trave.
2x0: Aos nove minutos do segundo tempo, Mateus Henrique recebeu na direita e cruzou para Juninho, de cabeça, ampliar para o América.
Na trave: Após cruzamento na área, a bola sobrou para Jean Lucas, que cortou para dentro, bateu para o gol, mas acertou o poste.
Uhhh: O América armou um contra-ataque rápido, e Juninho encontrou Méndez. O volante dominou, ajeitou o corpo, bateu e acertou a trave de João Paulo.
Expulso: Aos 48 minutos do segundo tempo, após uma falta de Jean Lucas, Soteldo foi reclamar com o árbitro e recebeu o cartão vermelho.
FICHA TÉCNICA
América-MG 2x0 Santos
Data: 03/09/2023
Hora: 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte, MG
Competição: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO), Michael Stanislau (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Méndez (AME); Rincón, Mendoza, Jean Lucas (SAN)
Cartões vermelhos: Soteldo (SAN)
Gols: Rodrigo Varanda, Juninho (AME)
América-MG: Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Júlio), Iago Maidana, Ricardo Silva, Danilo Avelar; Rodriguinho, Breno (Cazares), Martinez; Felipe Azevedo (Javier Méndez), Rodrigo Varanda (Renato Kayzer). Técnico: Fabián Bustos
Santos: João Paulo, Joaquim (Soteldo), João Basso, Alex, Dodô; Rodrigo Fernández (Júnior Caiçara), Tomás Rincón, Lucas Lima (Julio Furch); Mendoza (Patati), Marcos Leonardo, Jean Lucas. Técnico: Diego Aguirre