Corinthians e Ferroviária empatam na ida da final do Brasileiro feminino

Ferroviária e Corinthians ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro feminino. A partida aconteceu na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

A partida de volta será no domingo (10), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. É a despedida do técnico corintiano Arthur Elias do estádio antes de assumir a seleção brasileira — ele fica no clube até a Libertadores, que será na Colômbia.

As duas equipes reeditam a final de 2019, vencida pela Ferroviária. Foi a última decisão de Brasileiro em que o Corinthians não acabou campeão.

A Ferrinha tenta o terceiro título na história e nunca perdeu uma final. A equipe foi campeã em cima do Avaí, em 2014, e em 2019, como citado acima. A Ferroviária chegou à final após eliminar Internacional, nas quartas, e o São Paulo, na semi, e teve a terceira melhor campanha da fase de classificação.

O Timão está na sétima final do campeonato nacional, sendo a quarta consecutiva e tenta o quinto título. Os outros aconteceram em 2018 contra o Rio Preto, 2020 contra o Avaí, 2021 contra o Palmeiras e 2022 contra o Internacional. O Corinthians fez a melhor campanha da primeira fase e eliminou Cruzeiro nas quartas e Santos na semi.

Como foi o jogo

O Corinthians entrou em campo com uma formação bastante ofensiva, enquanto a Ferroviária surpreendeu ao deixar Aline Gomes no banco de reservas. A escolha da treinadora foi colocar um time com três zagueiras.

A Ferroviária apostou na boa marcação para neutralizar as forças do Corinthians e tentar sair no contra-ataque. Arthur Elias chegou a pedir mais ligações diretas do time para furar a defesa adversária.

O primeiro tempo não foi tecnicamente muito bonito. Os dois times encontraram dificuldades para levar perigo ao gol adversário. A melhor chance foi em uma saída de bola errada de Luciana.

Continua após a publicidade

Muito aguardada e um dos destaques do campeonato, Aline Gomes entrou aos 16 minutos do segundo tempo pela Ferroviária. Já Arthur Elias promoveu logo três mudanças de uma vez para tentar dar melhor dinâmica ao jogo.

Na parte final do jogo, Jheniffer até marcou um gol, mas estava impedida. Fernandinha entrou bem e passou a assustar.

As Brabas dominaram com as chances de maior perigo, mas pecaram no último passe. A Ferroviária tentou algumas poucas oportunidades de contra-ataque, mas sofreu com os impedimentos.

Diany ainda pediu um pênalti nos minutos finais, e o VAR chegou a analisar, mas nada foi marcado. No fim, nenhuma das equipes conseguiu fazer o gol.

Lances importantes

Uh! Aos 13 minutos, Moniquinha bateu falta cruzada para a Ferroviária. Ela tentou encobrir Lelê, mas a bola foi para cima.

Continua após a publicidade

Pegou! Aos 21, Lelê saiu bem e ficou com a bola após cruzamento perigoso de Moniquinha.

Defende! Aos 25, Luciana saiu jogando pela Ferroviária, mas errou, e a bola caiu em Vic Albuquerque. A atacante bateu de fora da área, mas a goleira defendeu.

De soco! No primeiro minuto do segundo tempo, Suzane Pires cobrou falta cruzada na área, mas Lelê tirou a bola de soco.

Nada! Aos 14 minutos, o VAR checou um possível pênalti para o Corinthians em bola que bateu na barriga e depois no braço da jogadora na área. A arbitragem nada marcou.

Pegou mal! Aos 29 minutos, Fernandinha criou a melhor chance, mas chutou para o alto. Luciana novamente saiu mal na origem do lance.

Não valeu! Aos 31 minutos, Jheniffer marcou um gol, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento.

Continua após a publicidade

Por cima. Aos 32 minutos, Jheniffer foi lançada e tentou encobrir Luciana, mas mandou para fora.

Passou na frente. Aos 33, a Ferroviária chegou pela esquerda em velocidade, Laryh cruzou, mas a bola passou na frente de Mylena Carioca, que não chegou. O lance foi parado por impedimento.

Quase! Aos 31, após escanteio, Diany desviou no primeiro pau e mandou para fora.

Segurou. Aos 48, Tamires cruzou na área pela esquerda, mas bola ficou com a goleira da Ferroviária.

Ficha técnica
Ferroviária 0 x 0 Corinthians

Ida da final do Campeonato Brasileiro feminino
Data
: 07 de setembro de 2023
Hora: 16h20 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Árbitra: Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA-MG)
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC)
Cartões amarelos: Mylena Carioca, Nycole (FER), Jheniffer (COR)
Cartões vermelhos: nenhum
Gols: nenhum
Público: 9.899 pessoas

Continua após a publicidade

Ferroviária: Luciana; Moniquinha, Day Silva, Luana, Gessica (Nicoly), Barrinha, Suzane (Aline Gomes), Raquel, Mylena Carioca (Lelê), Eudimilla (Ingryd) e Laryh. Técnica: Jéssica de Lima.

Corinthians: Lelê; Kati (Paulinha), Mariza, Yasmim, Isabela (Diany), Duda Sampaio (Ju Ferreira), Jaqueline, Vic Albuquerque (Fernandinha), Tamires, Gabi Portilho (Millene) e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.

Deixe seu comentário

Só para assinantes