Topo

Fla: Herói no sub-20 mudou nome por ídolo e sobreviveu a incêndio do Ninho

Dyogo Alves, goleiro do time sub-20 do Flamengo Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/09/2023 13h59

O Flamengo foi campeão do Brasileirão Sub-20 com a vitória sobre o Palmeiras e um dos heróis da partida foi o goleiro Dyogo Alves, sobrevivente da tragédia do Ninho do Urubu em 2019. Além de pegar um pênalti na disputa final, ele também foi importante no tempo normal e era reserva até a final.

Superação

Hoje levando o nome de Dyogo Alves, o garoto foi um dos três que sofreram ferimentos no incêndio que vitimou 10 jovens no CT do Flamengo. Na época ele era identificado como Francisco Dyogo.

Ele "mudou" o nome por conta de Diego Alves, ex-goleiro do Flamengo e ídolo do jovem.

Ele precisou ficar uma semana internado com queimaduras nas mãos e na perna em virtude da tragédia. O goleiro tinha 15 anos na época.

Francisco assinou em 2020 o primeiro contrato profissional. Na época era até fevereiro de 2023, mas o garoto agora está garantido até o fim de 2024. Durante esta temporada, foi inscrito para a Libertadores nas oitavas de final.

"Faz pensar por eles. Todos queriam estar aqui e ter essa oportunidade. Sei que estão em um lugar melhor que a gente. Deus naquela hora não queria me levar, queria deixar para fazer história com a camisa do Mengão ou de outro clube", disse Dyogo após o título.

Ainda em 2019, Dyogo foi convocado para a seleção brasileira sub-15 e chegou a completar o treino da equipe principal comandada por Tite na Granja Comary em março.

Outro que é dessa geração do Sub-20 e foi importante para o título foi Rayan Lucas, que acertou uma das cobranças de pênalti.

Ele também estava no dormitório no momento da tragédia, mas conseguiu sair antes e não se feriu. Ele tinha 14 anos na época.

Dyogo, goleiro do sub-17 do Flamengo, com Rodinei e DIego Alves Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Brilhou no jogo

Dyogo foi um dos destaques do Flamengo na vitória sobre o Palmeiras. O Rubro-Negro acabou conquistando o segundo título nacional na categoria.

No tempo normal, foi seguro nas chances criadas pela equipe paulista e terminou sem sofrer gols. Em um momento até pediu atendimento para que o treinador pudesse conversar com os jogadores.

Na disputa de pênaltis, pegou uma das batidas com o pé. Nas outras, Ian fez uma paradinha e teve a cobrança invalidada e David isolou.

Titularidade relâmpago

Dyogo não seria o titular do Flamengo na decisão, mas Kauã Santos acabou sendo vendido pelo clube ao Eintracht Frankfurt no final do último mês.

Já no jogo seguinte à venda, o goleiro foi titular pelo torneio OPG e agora na final contra o Palmeiras.

"Não sei explicar o que estou sentindo. Aconteceram várias coisas, mas ninguém tira o proposito de Deus. Sabia que a oportunidade chegaria. O Kauã acabou vendido, foi por algo melhor para a carreira dele. Dedico também a ele e a minha família. Muito bom ganhar. Ajudei nos pênaltis", disse após o jogo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla: Herói no sub-20 mudou nome por ídolo e sobreviveu a incêndio do Ninho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Flamengo