Justiça homologa TAC do Vasco e São Januário está liberado para público

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro homologou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Vasco com o Ministério Público e liberou São Januário para receber público. A primeira partida com o retorno do torcedor cruzmaltino será contra o Coritiba, no dia 21 de setembro.

O que aconteceu

O desembargador Maldonado de Carvalho fez a homologação do TAC na tarde de hoje (14). Veja o documento abaixo.

O Vasco se comprometeu a adotar uma série de medidas para aumentar a segurança no estádio em alinhamento com órgãos públicos.

A principal delas é a implementação de reconhecimento facial nas catracas dos acessos de São Januário. Com isto, o estádio será o primeiro do Rio de Janeiro com tal tecnologia.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, chegou a se reunir ontem (13) com deputados federais para debater a interdição de São Januário após a ação do deputado Aliel Machado Bark (PV-PR), mas como o TAC foi assinado, o STF não precisou intervir.

O cadastramento com os torcedores será feito de maneira gradual para sócios e não-sócios. O UOL divulgou detalhes de como tudo será feito.

São Januário coloca mosaico "resistir" e Barreira do Vasco agradece

Casa na comunidade Barreira do Vasco estende faixa "obrigado, Vasco" após liberação de São Januário
Casa na comunidade Barreira do Vasco estende faixa "obrigado, Vasco" após liberação de São Januário Imagem: Matheus Lima / Vasco
Continua após a publicidade

O estádio de São Januário amanheceu com um mosaico nas cadeiras do setor social que formavam a palavra "resistir".

Já a comunidade Barreira do Vasco, vizinha ao estádio, agradeceu a liberação com uma faixa em uma das casas com a frase "obrigado, Vasco!".

O caso tornou-se polêmico e gerou comoção em função de um trecho do relatório do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, onde é citada a comunidade Barreira do Vasco - vizinha a São Januário - como um local com "disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado".

O caso

São Januário amanheceu nesta quinta-feira (14) com mosaico nas sociais com a palavra "resistir"
São Januário amanheceu nesta quinta-feira (14) com mosaico nas sociais com a palavra "resistir" Imagem: Matheus Lima / Vasco

Houve uma confusão em São Januário após a derrota do Vasco para o Goiás, no dia 22/6.

Continua após a publicidade

O STJD determinou São Januário com portões fechados por 30 dias. A decisão proibia também a entrada da torcida do Vasco como visitante.

Posteriormente, a Justiça acatou um pedido do MPRJ e interditou São Januário.

A Justiça chegou a liberar o uso do estádio, mas sem torcida. No fim do mês passado, a Justiça negou o recurso do clube e manteve a interdição de público. O Cruz-Maltino recorreu ao STJ.

São Januário estava impedido de receber torcida desde o dia 23 de junho.

Deixe seu comentário

Só para assinantes