Topo

Neymar vem do banco e participa de quatro gols em vitória do Al-Hilal

Do UOL, em São Paulo

15/09/2023 17h07Atualizada em 15/09/2023 20h06

O Al-Hilal venceu o Al-Riyadh por 6 a 1 no Estádio Príncipe Faisal bin Fahd, em Riade, pela 6ª rodada do Campeonato Saudita.

Neymar começou a partida no banco e fez sua estreia pelo Al-Hilal. O brasileiro foi colocado por Jorge Jesus aos 18 minutos do segundo tempo. O camisa 10 deu uma assistência e participou de outros três gols.

Os gols do Al-Hilal foram marcados por Mitrovic, Al-Shahrani, Nasser Al-Dawsari, Malcom e Salem Al-Dawsari (2). Al-Zaqan descontou para o Al-Riyadh.

O resultado coloca o Al-Hilal na liderança do Campeonato Saudita, com 16 pontos. Já o Al-Riyadh segue em 16º, com apenas 4 pontos.

O Al-Hilal volta a campo na próxima quinta-feira (21), fora de casa contra o Damac. O Al-Riyadh receberá o Al-Fayha no dia seguinte.

Como foi a estreia de Neymar

Neymar durante Al-Hilal x Al-Riyadh, jogo do Campeonato Saudita Imagem: REUTERS/Ahmed Yosri

O camisa 10 entrou no lugar de Michael aos 18 minutos do segundo tempo. A torcida do Al-Hilal fez festa para Neymar, com bandeirão e muitos aplausos.

Não demorou para o brasileiro causar impacto na partida. Com cinco minutos em campo, Neymar deu passe por cobertura que poderia ser sua primeira assistência no Campeonato Saudita. Malcom não conseguiu completar para o gol, mas a bola chegou em Nasser Al-Dawsari, que fez 3 a 0.

A primeira assistência de Neymar veio minutos depois. O camisa 10 conduziu jogada de contra-ataque. Apesar de ter espaço para avançar, ele preferiu pensar a jogada ao invés de arrancar, e deixou Malcom livre na área. O camisa 77 finalizou colocado.

Houve pênalti para o Al-Hilal enquanto Neymar esteve em campo, mas ele não cobrou. O ídolo do clube Salem Al-Dawsari recebeu vaias da torcida, que queria assistir ao primeiro gol brasileiro. O saudita converteu a penalidade e foi abraçado pelo camisa 10.

Neymar fez claro esforço nos minutos finais para marcar em sua estreia. O brasileiro teve duas boas oportunidades, mas parou no goleiro Campaña. Ao menos a segunda chance gerou rebote para Al-Dawsari, que voltou a balançar as redes nos acréscimos.

O jogo

O Al-Hilal teve controle absoluto dos 45 minutos iniciais. O time de Jorge Jesus tentou acelerar as jogadas no começo e no fim do primeiro tempo, atuando com ritmo mais cadenciado dos 20 aos 40 minutos. O Al-Riyadh chegou em lances de bola parada, mas Bono não precisou fazer nenhuma defesa.

Malcom foi quem menos se destacou no quarteto ofensivo titular. Michael, Salem Al-Dawsari e Mitrovic cumpriram seus papéis, enquanto o ex-Corinthians perdeu a bola seis vezes e desperdiçou uma chance clara. O brasileiro atuou como uma espécie de camisa 10, mais recuado do que costuma fazer normalmente.

Jorge Jesus conversa com Neymar durante Al-Hilal x Al-Riyadh Imagem: Yasser Bakhsh/Getty Images

O Al-Hilal baixou o ritmo na etapa final. A equipe de Jorge Jesus parecia esperar pela estreia de seu grande craque. O time da casa cedeu as primeiras chances ao Al-Riyadh, mas mesmo assim parecia mais perto de ampliar o placar.

Neymar mudou o jogo. Depois que o brasileiro entrou, o Al-Hilal voltou a ser criativo e se aproveitou do cansaço do rival. O time fez mais quatro gols e transformou a vitória em goleada.

Lances importantes

Al-Hilal não demorou para assustar: A primeira boa jogada do time da casa saiu no segundo minuto da partida. Koulibaly lançou para o ataque, Milinkovic-Savic ajeitou de calcanhar e Michael progrediu em velocidade. O brasileiro cruzou na área, mas Malcom não conseguiu alcançar.

1x0, Mitrovic aos 29' do 1ºT: Gol do sérvio, mas com assinatura de Michael. O brasileiro fez grande jogada após inversão de Rúben Neves. Ele dominou com o peito, driblou dois e esperou o contato para sofrer pênalti. Mitrovic bateu com força no meio do gol.

Duas furadas: O Al-Hilal perdeu boas chances de gol aos 38 e aos 40 minutos. Primeiro com Malcom, que tinha espaço para balançar as redes mas desviou para trás o cruzamento de Abdulhamid. Depois foi Mitrovic quem deixou passar uma bola na pequena área.

2x0, Al-Shahrani aos 48' do 1ºT: Golaço coletivo do Al-Hilal. Milinkovic-Savic e Al-Shahrani inverteram papéis. O meio-campista arrancou pela esquerda e tabelou com o saudita. O lateral invadiu a área pelo centro, aproveitou cruzamento do sérvio e mandou de primeira para o gol.

Primeira defesa de Bono: O goleiro marroquinou só foi trabalhar aos 8 minutos do segundo tempo. Bin Shuwayyi driblou Michael e chutou de esquerda. O arqueiro do Al-Hilal mandou para escanteio.

3x0, Nasser Al-Dawsari aos 23' do 2ºT: Lance com participação de Neymar. O camisa 10 recebeu de Malcom e esbanjou categoria ao devolver de cobertura. O ex-Corinthians quase balançou as redes, mas se chocou com o goleiro Campaña. A bola sobrou para Nasser Al-Dawsari, que só empurrou para o gol.

4x0, Malcom aos 37' do 2ºT: Jogada com assinatura do novo craque. Neymar dominou um chutão de Koulibaly e armou contra-ataque. O brasileiro não arrancou com velocidade máxima, mas conservou a posse e esperou Malcom ficar livre na área. O camisa 77 se redimiu do primeiro tempo ruim e fez belo gol.

5x0, Salem Al-Dawsari aos 41' do 2ºT: Pênalti para o Al-Hilal após jogada de Neymar. Al-Zaqan esticou o braço e tocou com a bola na mão. A torcida queria o brasileiro na cobrança, mas ele não fez questão de mexer com a hierarquia do time. O ídolo Salem Al-Dawsari foi vaiado, mas converteu o pênalti.

6x0, Salem Al-Dawsari aos 49' do 2ºT: Neymar estava obstinado a fazer seu primeiro gol, mas não conseguiu. O brasileiro finalizou de dentro da área e parou no goleiro Campaña. Salem Al-Dawsari aproveitou o rebote e fez seu segundo gol.

6x1, Al-Zaqan aos 51' do 2ºT: O Al-Riyadh fez seu gol de honra no fim. Após cruzamento de Al-Aqal para Gray, a zaga se atrapalhou em jogada confusa. Com Bono caído no chão, Al-Zaqan ficou livre para diminuir a goleada.

Ficha técnica

AL-HILAL 6x1 AL-RIYADH

Data: 15 de setembro de 2023, às 15h (de Brasília)

Local: Estádio Príncipe Faisal bin Fahd, em Riade, Arábia Saudita

Árbitro: Tamas Bognar (Hungria)

Cartões amarelos: Abdulhamid (Al-Hilal); Touré, N'Dong, Musona e Juanmi (Al-Riyadh)

Gols: Mitrovic aos 29' do 1ºT, Al-Shahrani aos 48' do 1ºT, Nasser Al-Dawsari aos 23' do 2ºT, Malcom aos 37' do 2ºT, Salem Al-Dawsari aos 41' e aos 49' do 2ºT (Al-Hilal); Al-Zaqan aos 51' do 2ºT (Al-Riyadh)

Al-Hilal: Bono; Abdulhamid (Al-Burayk), Koulibaly, Al-Boleahi e Al-Shahrani (Nasser Al-Dawsari); Rúben Neves (Al-Faraj) e Milinkovic-Savic (Kanno); Michael (Neymar), Malcom e Salem Al-Dawsari; Mitrovic. Técnico: Jorge Jesus

Al-Riyadh: Campaña; Bin Shuwayyi (Al-Zaqan), Arslanagic, Al Shwirekh (Tosca) e Al Khaibari (Al-Dossari); Touré e N'Dong (Aqal); Al-Harajin (Kurdi), Musona e Juanmi; Gray. Técnico: Yannick Ferrera

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neymar vem do banco e participa de quatro gols em vitória do Al-Hilal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Saudita - 2023/2024