Com gol no fim de Paulinho, o Atlético-MG venceu o Botafogo por 1 a 0 neste sábado (16), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Com a derrota, o líder Botafogo estacionou nos 51 pontos e viu a vantagem para o vice-líder Palmeiras, que tem 44, cair para sete pontos. É o segundo revés seguido do Glorioso, que vinha de derrota para o Flamengo, jogou mal em Belo Horizonte e sequer deu um chute na direção do gol.
Foi o terceiro gol de Paulinho na Arena MRV. O atacante marcou todos os gols do novo estádio do Atlético-MG, que foi a 34 pontos e segue na 9ª colocação no Brasileirão. É a primeira vez desde 2021 que o Galo vence três partidas seguidas como mandante no Brasileirão.
O jogo ainda ficou marcado por um gol anulado do Botafogo, anotado por Diego Costa, no fim. Antes de a bola rolar, o Atlético-MG fez festa para o título brasileiro de 1937, que foi reconhecido pela CBF.
Classificação e jogos
Na próxima rodada, o Botafogo tenta se recuperar contra o Corinthians, na Neo Química Arena, na próxima sexta-feira (22). No mesmo dia, o Galo recebe o Cuiabá, novamente em sua casa nova.
Como foi o jogo
O Botafogo começou mais organizado, mas o Atlético-MG ditou o ritmo do jogo e foi melhor no primeiro tempo. O Galo foi mais incisivo e chegou algumas vezes com perigo, principalmente nas bolas paradas. Após um bom início em que assustou com Júnior Santos, o Fogão caiu de rendimento e abusou dos erros de passe e chutões. Com muita dificuldade para criar, não finalizou na meta na etapa inicial. Na melhor chance da partida, Paulinho desperdiçou de cabeça para o Galo. Jogo muito disputado, mas sem grandes emoções.
O jogo continuou morno no segundo tempo, em um gramado cheio de falhas na recém-inaugurada Arena MRV. O Atlético-MG seguiu melhor e quase abriu o placar com Paulinho após boa tabela com Alan Kardec, mas o atacante parou em Gatito Fernández, que substituiu Lucas Perri no intervalo. Lento e pouco inspirado, o Botafogo nem sequer acertou o gol de Everson, apesar das mexidas do técnico Bruno Lage. Já na reta final, Paulinho foi lançado em velocidade e enfim furou a defesa do Botafogo para decidir a partida.
Gols e lances importantes
Galo assusta em cobrança de falta. Aos 10 minutos de jogo, Mauricio Lemos cobrou falta da intermediária com categoria, e Lucas Perri precisou voar para fazer a defesa. A bola ainda bateu no travessão antes de sair em escanteio para os donos da casa.
Bis. Aos 29 minutos, o lance praticamente se repetiu, mas com Pavón na cobrança de falta na entrada lateral da área. Ele bateu forte e Lucas Perri mandou para escanteio.
Atlético-MG quase abre o placar. Por muito pouco, Paulinho não marcou em jogada aérea aos 40 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, ele testou livre na entrada da pequena área e a bola saiu tirando tinta da trave.
Lucas Perri é substituído. Gatito Fernández entrou no lugar do goleiro titular do Botafogo no intervalo. Segundo a assessoria do clube, Perri sentiu um "travamento nas costas" pediu para sair. Vale lembrar que, aos 10 minutos do primeiro tempo, ele se chocou com Alan Kardec, ficou caído no gramado e precisou de atendimento.
Gatito Fernández salva o Botafogo. Em ótima trama coletiva do Galo aos 11 minutos do segundo tempo, Alan Kardec deixou de calcanhar para Paulinho, o atacante bateu colocado no canto e parou em grande defesa de Gatito.
Paulinho brilha e decide. Aos 35 minutos, após belo lançamento de Pedrinho, Paulinho recebeu em velocidade, dominou com estilo e bateu rasteiro para fazer seu terceiro gol na Arena MRV.
Botafogo tem gol anulado. Diego Costa marcou aos 43 minutos da etapa final, mas o assistente marcou impedimento. Ele aproveitou vacilo da zaga do Galo, mas estava em posição irregular na origem do lance, no entendimento da arbitragem.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberGalo faz festa por título brasileiro de 1937
Antes de a bola rolar na Arena MRV, o Atlético-MG comemorou o título brasileiro de 1937, reconhecido recentemente pela CBF. Os dirigentes levantaram simbolicamente a taça, enquanto os torcedores gritavam "tri-campeão" (em alusão aos títulos de 1937, 1971 e 2021). Os jogadores do Galo usaram uma camisa com um patch da conquista no peito e jogaram com os nomes dos campeões às costas.
?????? Com show de fogos na Arena MRV, torcida grita "TRI-CAMPEÃO, TRI-CAMPEÃO, TRI-CAMPEÃO"
-- Fala Galo (@Falagalo13) September 16, 2023
Vídeo: @GuiVel #FalaGalo pic.twitter.com/BbRoXJ4xSu
Primeiro CAMpeão Brasileiro! 1??9??3??7?? #GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/c0AvXmadyq
-- Atlético (@Atletico) September 16, 2023
Ficha Técnica
Atlético-MG 1 x 0 Botafogo
Competição: Brasileirão (23ª rodada).
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG).
Data e Hora: Sábado (16), às 21h (de Brasília).
Árbitro: Ramon Abatti Abel.
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Thiago Labes.
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Cartões amarelos: Di Placido (Botafogo); Mariano e Zaracho (Atlético-MG).
Gols: Paulinho, aos 35 minutos do segundo tempo;
Atlético-MG: Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Pedrinho (Réver); Pavón (Patrick), Paulinho, Alan Kardec (Zaracho). Técnico: Felipão
Botafogo: Lucas Perri (Gatito Fernandez); Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo; Junior Santos (Luis Henrique), Victor Sá (Segovinha) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage.
Deixe seu comentário