Destino de astros, Liga Saudita pode ofuscar campeonatos da Europa?
Cristiano Ronaldo abriu caminho e uma série de astros do futebol europeu partiram para atuar na Liga da Arábia Saudita. Benzema, Neymar, Mané e Kanté são apenas alguns exemplos de jogadores de renome que trocaram a Europa pelo país asiático.
O reflexo disso para o futebol da Arábia já se percebe claramente, seja no interesse gerado ou no melhor nível de disputa. Mas será que essa movimentação pode ofuscar os torneios do Velho Continente?
Europa enfraquece?
Os principais campeonatos da Europa perderam jogadores importantes para Arábia Saudita.
A Premier League, por exemplo, viu jogadores como Kanté, Mahrez, Mané, Koulibaly e Fabinho saírem.
Na Espanha, Benzema, um dos astros do Real Madrid, também preferiu jogar no futebol saudita.
A Itália perdeu Ibañez, Brozovic e Milinkovic-Savic, Portugal viu a saída de Otávio, a França perdeu Neymar e a Rússia Malcom.
Porém, na avaliação de especialistas consultados pelo UOL, a saída de tais atletas não terá impacto para Ligas já consolidadas.
O que eles disseram
"Excluindo Cristiano Ronaldo e Messi (que foi para os Estados Unidos), todos os demais que trocaram a Europa pela Arábia Saudita têm ou terão em breve substitutos de nível e apelo similar nos seus clubes, e não vão reduzir a relevância da competição em qualquer mercado", disse o especialista em marketing esportivo Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
A empresa de entretenimento norte-americana é comandada pelo cantor Jay-Z e se tornou acionista majoritária e controladora da TFM Agency, companhia com mais de vinte anos de experiência no futebol mundial e que gerencia as carreiras de Vini Jr, Lucas Paquetá, Endrick e Gabriel Martinelli.
"Traz um pouco de impacto em casos como Neymar e Mané, mas a chegada de talentos já desenvolvidos e que se consolidaram competindo vai trazer qualidade próxima ou igual ao que outros talentos tinham feito. É um ciclo natural, não vai afetar o nível da competição", disse Sandro Orlandelli, que recentemente se desligou do Internacional.
Membro da UEFA Academy e especialista na identificação de talentos pela Federação Inglesa de futebol, Sandro tem formação em Harvard e foi scout de equipes importantes da Europa, como Arsenal, Manchester United e Saint-Éttienne, da França.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.