São Paulo vence o Flamengo com gol de Calleri e abre vantagem na final

O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol de cabeça de Calleri, hoje (17), no Maracanã, e abriu vantagem na final da Copa do Brasil.

Com o resultado, o Tricolor pode até empatar o jogo da volta para conquistar o título inédito da competição. A partida acontece no próximo domingo (24), às 16h (de Brasília), no Morumbi.

Para conquistar o penta, o Rubro-Negro precisará vencer no Morumbi por mais de um gol de diferença. Uma vitória simples do Fla leva a partida para os pênaltis.

O São Paulo dominou o Flamengo no Maracanã e construiu o placar no primeiro tempo. Os donos da casa melhoraram um pouco na etapa final, mas não tiveram inspiração para reagir e saíram de campo vaiados sob gritos de "time sem vergonha".

A partida ainda ficou marcada por protestos da torcida do Flamengo contra o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol Marcos Braz. A vaia e os xingamentos vieram em coro no momento da divulgação da renda da partida — mais de R$ 26 milhões, novo recorde do futebol nacional —, em clara manifestação contra o preço dos ingressos.

Calleri desencanta na Copa do Brasil

Calleri comemora gol contra o Flamengo na final da Copa do Brasil
Calleri comemora gol contra o Flamengo na final da Copa do Brasil Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Calleri enfim desencantou pelo São Paulo na Copa do Brasil. O centroavante nunca tinha marcado na competição e, na atual edição, nem sequer tinha participado de um gol. Na final, porém, ele apareceu para decidir no Maracanã.

Como foi o jogo

O São Paulo dominou o Flamengo no primeiro tempo no Maracanã. O Tricolor foi melhor e mais organizado, com o rubro-negro pecando muito na saída de bola e com dificuldades para criar. Escalado com três atacantes, o Fla sofreu no meio de campo, errando muitos passes e recorrendo aos chutões. O São Paulo trocava passes com tranquilidade e apostava nas jogadas em velocidade pelas laterais, e foi assim que assustou pela primeira vez com Calleri.

Continua após a publicidade

O Flamengo só chegou com perigo aos 36 minutos, com Bruno Henrique, muito isolado pela esquerda. Com mais de 60% da posse de bola, os paulistas ditaram o ritmo de jogo até abrir o placar com Calleri no último minuto do tempo regulamentar. Dominado, o atual campeão não chutou a gol na etapa inicial.

O Rubro-Negro melhorou no segundo tempo, com Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo. Com mais presença no meio de campo, o Flamengo assustou com Pedro, mas quase levou o segundo em jogada de Alisson. O jogo esquentou e ficou mais aberto. O time de Dorival se defendia bem e contra-atacava, enquanto a equipe de Sampaoli tentava achar o caminho do gol, sem organização nem inspiração.

O Flamengo até equilibrou a posse de bola, mas errou demais tecnicamente e não conseguiu construir grandes oportunidades. Se faltou bom futebol, sobraram cruzamentos no fim, e ficou nisso no Maracanã.

Gols e lances importantes

São Paulo chega com perigo. Aos 16 minutos do primeiro tempo, após bom cruzamento de Caio Paulista, Calleri apareceu bem na grande área e finalizou para defesa em dois tempos de Matheus Cunha.

Flamengo assusta. Aos 36 minutos, após bonita tabela com Gerson, Bruno Henrique arrancou pela esquerda e cruzou na pequena área para Gabigol. O goleiro Rafael, porém, apareceu bem para encaixar e salvar o São Paulo.

Continua após a publicidade

Gol de Calleri. O artilheiro do São Paulo abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento na medida de Nestor, ele subiu alto no segundo pau para cabecear no chão e vencer o goleiro Matheus Cunha, que saiu mal do gol e ficou vendido no lance.

Flamengo quase empata. Pedro quase deixou tudo igual no Maracanã aos 10 minutos do segundo tempo. Everton Ribeiro cruzou, o centroavante cabeceou e Beraldo tirou em cima da linha.

São Paulo quase amplia. No minuto seguinte, Alisson fez boa jogada pelo meio e bateu de canhota com perigo. A bola passou perto do gol de Matheus Cunha.

Festa no Maracanã

Mosaico feito pela torcida do Flamengo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, no Maracanã
Mosaico feito pela torcida do Flamengo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, no Maracanã Imagem: Igor Siqueira/UOL

A torcida do Flamengo fez uma linda festa na entrada dos jogadores no gramado. Um mosaico gigante com o rosto de ídolos do clube, bandeirões, faixas, bandeirolas e bolas de encher coloriram a arquibancada do Maracanã.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica
Flamengo 0 x 1 São Paulo

Competição: Copa do Brasil (final).
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Data e hora: Domingo (17), às 16h (de Brasília).
Árbitro: Anderson Daronco.
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Nailton Junior de Sousa Oliveira.
VAR: Rafael Traci.
Cartões amarelos: Léo Pereira e Victor Hugo (Flamengo); Alisson (São Paulo).

Gols: Calleri, aos 45 minutos do primeiro tempo.

Flamengo: Matheus Cunha; Wesley (Matheusinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Victor Hugo (Everton Ribeiro), Pulgar (Thiago Maia) e Gérson; Bruno Henrique, Gabigol (Cebolinha) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia e Alisson (Gabriel Neves); Wellington Rato (Juan), Lucas (Luciano) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Calleri. Técnico: Dorival Jr.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.