Real Madrid vence a Sociedad de virada e assume liderança do Espanhol
Colaboração para o UOL, em Maceió
17/09/2023 17h58
O Real Madrid assumiu a liderança do Campeonato Espanhol hoje (17) ao vencer a Real Sociedad de virada por 2 a 1 pela 5ª rodada no Santiago Bernabéu.
O que aconteceu
Gols do jogo. Barrenetxea abriu o placar para a Real Sociedad aos 4' do 1T; Valverde empatou para o Madrid antes do 1' do 2T e Joselu, aos 14' fez o da virada.
Tabela. Com o resultado, o Real Madrid assume a liderança do torneio com 15 pontos somados. A Real Sodiedad, por sua vez, cai para a 11ª, com 6.
Agenda das equipes. Os times voltam a campo na próxima quarta-feira (20) pela Champions. O Madrid enfrenta o Union Belin e a Real Sociedad o Internazionale.
Vinícius Jr. continua fora
Sem previsão oficial para a volta. Sem entrar em campo desde a partida contra o Celta, pela terceira rodada, o brasileiro Vini Jr. deve voltar a jogar até o final de setembro, mas nenhuma data foi confirmada oficialmente até o momento.
Como foi o jogo
Primeiro tempo com surpresa. O Real Sociedad surpreendeu ao abrir o placar aos 4 minutos de jogo. A partir desse momento, o Real Madrid, pressionado, passou a subir as linhas em busca do empate, sem se preocupar tanto com contra-ataques. Os adversários, por outro lado, sempre que recuperava a posse de bola, o Real Sociedad optava por lançamentos imprecisos em direção ao campo de ataque.
Segundo tempo e a virada. Na segunda etapa, Carlo Ancelotti manteve a linha do meio-campo adiantada e optou por utilizar lançamentos longos e cruzamentos pela esquerda para buscar o gol adversário. A estratégia provou ser extremamente eficaz, resultando em dois gols semelhantes que culminaram na virada da equipe.
Dupla impenetrável no segundo tempo. Mesmo estando em desvantagem no placar naquele momento, o Real Sociedad não se deixou intimidar e tentou buscar o empate por meio de jogadas pelo centro do campo. No entanto, os defensores Rüdiger e Alaba, que raramente avançavam, conseguiram frustrar seus planos.
Gols e lances importantes
0 x 1. Demorou apenas 4 minutos para o Real Sociedad abrir o placar após cruzamento de Takefusa Kubo pela direita para Kepa espalmar para a frente e Barrenetxea marcar.
Segundo gol não valeu. Aos 10, Takefusa Kubo chutou da entrada da área, no canto direito de Kepa e marcou, mas o gol foi anulado por impedimento de Oyarzabal.
No travessão. Carvajal recuperou a bola no ataque aos 15', penetrou na área e a entregou para Joselu, que finalizou de primeira, mas atingiu o travessão.
Foi pênalti? Aos 36' Rodrygo driblou Tierney pela direita, entrou na área, mas foi derrubado pela marcação do defensor da Real Sociedad. O árbitro não viu pênalti.
1 x 1. Antes de completar um minuto na segunda etapa, Fran Garcia cruzou rasteiro pela esquerda e Valverde chutou de primeira na entrada da área para deixar tudo igual.
2 x 1. A virada saiu 14' do segundo tempo da cabeça de Joselu que fez seu segundo jogo como títular da equipe. No lance, Fran Garcia avançou pela esquerda e cruzou para o atacante marcar.
Última boa chance. Bellingham recebeu cruzamento preciso pela direita, cortesia de Brahim Diaz aos 44', e arriscou um peixinho na área. No entanto, o goleiro Remiro surgiu para realizar uma defesa espetacular.
FICHA TÉCNICA:
REAL MADRID 2 x 1 REAL SOCIEDAD
Competição: Campeonato Espanhol - 5ª rodada
Local: Santiago Bernabéu
Data e horário: 17/09/2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Cartões amarelos: Tchouaméni, Fran García (RMD); Merino, Hamari Traoré (RSO)
Cartões vermelhos: -
Gols: Barrenetxea (RSO), aos 4' do 1T; Valverde (RMD), aos 0' do 2T; Joselu (RMD), aos 14' do 2T.
Real Madrid: Kepa, Carvajal, Rüdiger, Alaba, Fran García (Nacho Fernández), Tchouaméni (Modric), Kroos, Valverde (Lucas Vázquez
), Bellingham, Rodrygo (Brahim Díaz) e Joselu (Camavinga). Técnico: Carlo Ancelotti.
Real Sociedad: Remiro, Hamari Traoré, Zubeldia, Le Normand, Tierney (Muñoz), Zubimendi, Merino, Brais Méndez (Momo Cho), Kubo, Oyarzabal (Umar Sadiq) e Barrenetxea (Zakharyan). Técnico: Imanol Alguacil