Sampaoli admite Flamengo 'abaixo' e diz que time não tem seu DNA
Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)
17/09/2023 19h12
O técnico Jorge Sampaoli admitiu que o Flamengo fez um primeiro tempo "abaixo" contra o São Paulo, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, e reconheceu a dificuldade em implementar seu estilo de jogo. O treinador argentino chegou à Gávea em abril, após a demissão do português Vitor Pereira.
Time impreciso. "No primeiro tempo, o time foi muito impreciso, nervoso. Não teve capacidade associativa e, inclusive, de criar individualmente. Complicado. Foi difícil a bola chegar ao campo do rival, porque estava sempre em disputa, e se perdíamos a disputa, a bola voltava. Parece que foi um primeiro tempo muito abaixo do time".
Estilo de jogo. "Não consegui o que fiz nos outros times ainda, colocar a maneira de sentir o futebol em um ano difícil do Flamengo. Chegamos aqui com uma crise com muitas finais perdidas. Tentei implantar um DNA. Continua sendo minha responsabilidade. Sigo tentando até aqui. Estamos longe dos times que já tive e que pretendo".
Relacionadas
O que aconteceu
O Flamengo perdeu o primeiro jogo da final por 1 a 0. O duelo da volta será no próximo domingo, no Morumbi.
Sampaoli optou por um ataque titular com Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.
O treinador rubro-negro, por outro lado, elogiou o desempenho do São Paulo
Outras declarações
Três atacantes. "Planejamos muito esse jogo. Tivemos muita atenção e planejamento da estrutura. Pensamos que o time estava carente de gols e precisava de jogadores que tivessem essa capacidade. Normalmente, jogo com extremos abertos. Não tinha na direita e, então, coloquei o Gabriel para aproveitar o trio de ataque. Mas não teve conexões".
"A dúvida era tirar um atacante e colocar o Everton Ribeiro. Um volante, sinceramente... Jogo no Maracanã, pensei no domínio como o time teve no segundo tempo, e três atacantes com muitos gols. Foi isso que pensei, mas não funcionou".
Briga por título. "Temos a esperança que vamos sair campeões. Vamos sair campeões, temos toda a esperança".
Atuação do São Paulo. "O São Paulo propôs duelos. Não nos deixou jogar, não teve imprecisões no primeiro tempo. No segundo tempo, o time jogou mais plantado no campo. Sinceramente, não posso saber se uma coisa condiciona a outra. O Flamengo teve volume, mas foi impreciso no último terço, faltou clareza. O São Paulo foi melhor nos duelos. Mas é uma final. O resultado foi a precisão de um time e imprecisão de outro".
Mudanças nas escalações. "Tento escalar sempre os melhores. Creio que muitas posições são repetidas muitas vezes. Em outros lugares variei mesmo. É um time que não precisa se entrosar, porque eles já se conhecem e jogam juntos há muito tempo. Mas temos que seguir para que esse entrosamento se mostre".
Quer saber tudo o que rola com o Flamengo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.