Anderson Barros encarou críticas e se tornou fundamental no Palmeiras
Criticado por parte da torcida, o diretor Anderson Barros é fundamental na consolidação do Palmeiras no cenário nacional e internacional. A fase mais vitoriosa do clube é retratada no documentário "O Palmeiras da Virada: da reconstrução até os títulos com Abel", exclusivo para assinantes do UOL Play.
Como é o trabalho de Barros
Diretor de futebol sempre é criticado nas janelas de transferências pela movimentação modesta no mercado. Apesar do perfil mais contido, Barros acertou na maior parte das contratações que fez e é elogiado por não atrair tanto holofote como seu antecessor, Alexandre Mattos.
Barros é visto como negociador hábil e cumpriu meta de reduzir gastos no clube. Pessoas que já se sentaram à mesa com o diretor revelam que ele é o tipo de negociador que barganha R$ 20 mil em transações de R$ 20 milhões. A postura ajudou na hora de cumprir a tarefa que foi dada a ele em sua chegada ao clube: reduzir os gastos do departamento de futebol em 20%.
Barros prefere "trabalhar em silêncio". Apesar das críticas, o dirigente não muda seu jeito de trabalhar e adota perfil discreto, sendo avesso até ao WhatsApp, aplicativo de conversas mais usado na atualidade.
Entusiasta de cálculos e relatórios. Barros tem perfil metódico e entende que seu trabalho como diretor, apesar de ser no futebol, segue a lógica de qualquer outra indústria. Por isso, não se deixa abalar pelo calor das competições ou das cobranças dos torcedores.
Contratações pontuais têm saldo positivo
Barros não é o diretor que liga para seduzir os jogadores, como seu antecessor Alexandre Mattos fazia com excelência. Ele é o cara dos números, dos cálculos, que preza por gastar o menos possível mirando o máximo do custo-benefício.
Desde 2020, Barros fez apenas 19 contratações em três anos e meio, contra 69 de Mattos em cinco anos, em que pesem os momentos e mentalidades diferentes do Palmeiras em cada gestão. O balanço de Barros na hora de contratar, se não é exuberante, também não compromete. Já renovando contratos, ele teve excelente desempenho ao manter os principais destaques do time.
Sob condução dele, Weverton, Marcos Rocha, Luan, Zé Rafael, Raphael Veiga, Rony e Dudu estenderam seus vínculos com o Verdão. Também foi Barros quem conduziu todo o processo de renovação de contrato de Abel Ferreira.
Vendendo, Barros também mostrou habilidade, em especial nas saídas de Viña, para a Roma, e Borja, para o River Plate. Negociou também Kuscevic (Coritiba), Patrick de Paula (Botafogo), e emprestou Merentiel, para o Boca Juniors. Por fim, foi peça ativa na venda de Endrick para o Real Madrid por um valor considerado excelente por pessoas envolvidas na negociação.
Contratações que deram certo: 6
Rony, atacante
Artur, atacante
Richard Rios, volante
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberPiquerez, lateral
Viña, lateral
Murilo, zagueiro
Cumpriram o esperado: 4
Breno Lopes, atacante
Marcelo Lomba, goleiro
Kuscevic, zagueiro
Alan Empereur, zagueiro
Ainda não se justificaram: 5
López, atacante
Navarro, atacante
Atuesta, meia
Tabata, meia-atacante
Jailson, volante
Não vingaram: 4
Merentiel, atacante
Danilo Barbosa, volante
Jorge, lateral
Mateus Fernandes, volante
O Palmeiras da Virada
O que: documentário mergulha nas vitórias e conquistas do Palmeiras, clube que vive uma época inigualável desde a retomada em 2015 -- só com o técnico português já são 8 títulos em três anos.
Onde: exclusivo para assinantes do UOL Play
Com: Fernando Prass, Gabriel Menino, Luiz Gonzaga Belluzzo, Weverton, Raphael Veiga, PVC, Danilo Lavieri.
Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.
Deixe seu comentário