Com marca negativa na bagagem, Corinthians inicia mês ingrato de 7 decisões

Entre o jogo de hoje (18) contra o Grêmio, em Itaquera, e o dia 18 de outubro, o Corinthians terá pela frente uma sequência ingrata de confrontos pelo Brasileirão e pela Copa Sul-Americana.

O Alvinegro enfrentará cinco páreos duros pela Série A, além dos dois duelos contra o Fortaleza pelas semifinais da Sul-Americana.

Neste período, a média será de dois jogos por semana para um time que, pela necessidade de poupar seus atletas mais experientes, tem tido dificuldades de colocar os titulares em partidas consecutivas.

Corinthians vive sua segunda pior sequência sem vencer em 2023, com duas derrotas e dois empates nos últimos quatro jogos.

Pedreiras pelo Brasileirão e semis da Sul-Americana

Cinco pontos à frente do Santos, o melhor colocado do Z4, o Corinthians não vence há quatro jogos. Pelo Brasileirão, desde 13 de agosto, no 3 a 1 contra o Coritiba.

É neste contexto que o time de Vanderlei Luxemburgo enfrentará, nas próximas cinco partidas pela competição, quatro dos seis primeiros colocados e um clássico contra o São Paulo.

Em sequência, o Alvinegro jogará contra Grêmio (em casa), Botafogo (em casa), São Paulo (fora), Flamengo (em casa) e Fluminense (fora).

Com a necessidade de poupar alguns jogadores para as decisões pela Sul-Americana, como Renato Augusto na última quinta-feira, Luxemburgo terá dores de cabeça para montar a equipe e assegurar que o Corinthians encerre esta dura sequência com boa pontuação na classificação.

Continua após a publicidade

Após a derrota contra o Fortaleza, Luxemburgo, que em outros momentos já havia dito que o objetivo alvinegro no Brasileiro é brigar por vaga na Libertadores, tentou desconversar e amenizar o cenário do time na tabela.

Vi a classificação agora. Ninguém de lá (Z4) consegue passar a gente, com cinco pontos de diferença. Se fosse a cinco de disputar o título... Estão colocando a gente como se estivesse em situação extrema. Se tivesse para cima, iam ser dois jogos para o título. Olhando a tabela hoje, o Santos tem 21, não ganhou, ficou cinco pontos. São dois jogos. não quer dizer que não temos que nos preocupar, mas vejo futebol de uma maneira diferente

Para o primeiro desses sete passos, diante do Tricolor Gaúcho, o time deve ir com força máxima, com exceções feitas aos suspensos Gil e Bruno Méndez.

Em meio aos cinco jogos dificílimos para se distanciar ainda mais do Z4 no Brasileirão, o Corinthians terá as duas decisões pelas semifinais da Sul-Americana, contra o Fortaleza.

A primeira delas será no dia 26, na Neo Química Arena, e a volta no dia 3, no Castelão, onde o time paulista perdeu na última rodada.

A respeito da derrota para o Tricolor, Luxemburgo acredita que se tratou de um jogo bastante distinto do que serão as duas partidas da semifinal.

Continua após a publicidade

"Acredito no trabalho. Vamos pensar na Sul-Americana. Fortaleza tem uma grande equipe. Sabíamos que íamos encontrar dificuldade. Jogamos sem seis jogadores que fazem a diferença", avaliou o comandante alvinegro.

7 decisões em um mês: confira a sequência difícil do Corinthians

  • Grêmio - 18/09 - Neo Química Arena - Campeonato Brasileiro
  • Botafogo - 22/09 - Neo Química Arena - Campeonato Brasileiro
  • Fortaleza - 26/09 - Neo Química Arena - Copa Sul-Americana
  • São Paulo - 30/9 - Morumbi - Campeonato Brasileiro
  • Fortaleza (fora) - 3/10 - Castelão - Copa Sul-Americana
  • Flamengo - 7/10 - Neo Química Arena - Campeonato Brasileiro
  • Fluminense - 18/10 - Maracanã - Campeonato Brasileiro

Quer saber tudo o que rola com o Corinthians sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes