Vivendo um momento crítico na temporada, o Santos enfrenta o Bahia hoje (18), em Salvador, precisando vencer para se aproximar do Goiás, o pior colocado fora do Z4 no Brasileirão. Para além do confronto direto com o Tricolor, o Peixe terá mais alguns desafios a superar na capital baiana.
O Alvinegro não vence como visitante desde maio, quando bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário.
O Bahia vem de boa sequência nas últimas rodadas, e teve ótima atuação na estreia de Rogério Ceni.
Internamente, o ambiente no Peixe é conturbado e a equipe precisará ignorar a pressão do momento difícil na Série A.
Aproveitamento péssimo como visitante
O Santos é um visitante pouco competente em 2023, sobretudo após estrear no Brasileirão.
Neste período desde a partida contra o Grêmio, em abril, considerando todas as competições, foram 11 derrotas, uma vitória e dois empates - um deles, aliás, causou a eliminação na Copa do Brasil diante do Bahia, adversário de hoje. Neste contexto, o aproveitamento é de 12%.
A única vitória desde então foi contra o Vasco, em 14 de maio: 1 a 0 com gol de Deivid Washington.
Bahia vem de boa sequência e tem carrasco a seu favor
O Bahia vem de uma sequência de sete pontos conquistados dos últimos 12. Foram duas vitórias (Bragantino e Coritiba), um empate (Vasco) e uma derrota contra o líder Botafogo.
Nem todos esses resultados foram sob o mesmo comando técnico, é verdade. Mas, quanto a isso, cabe destacar que, na estreia de Rogério Ceni, o Tricolor teve ótimo desempenho e aplicou uma vitória convincente por 4 a 2 sobre o Coritiba.
Aliás, na curta carreira como técnico, Ceni já pode ser considerado um carrasco do Peixe: nas oito vezes que enfrentou o time santista, o treinador venceu seis, empatou uma e perdeu apenas uma.
Santos vai a campo com desfalques
O Alvinegro terá, contra o Bahia, dois desfalques - e ambos do time titular: Rodrigo Fernández e Stiven Mendoza.
O volante uruguaio recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Cruzeiro e está suspenso. Já o colombiano teve lesão na panturrilha direita e não viajou para Salvador.
Time precisa "driblar" tensão interna
Além dos problemas que enfrentará em campo, o time santista precisará ignorar a turbulência que vem de dentro do clube.
A pressão para sair o mais rápido possível do Z4, as duras críticas da torcida à gestão do presidente Andrés Rueda, a equipe novamente comandada pelo interino Marcelo Fernandes e sem previsão para conhecer seu novo treinador são alguns dos problemas que enfrentará o elenco na 24ª rodada do Brasileirão, com pouco mais de um terço da competição à frente.
Quer saber tudo o que rola com o Santos sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.