Por que Marcos Braz deu entrevista sem patrocinadores do Flamengo
Marcos Braz, vice-presidente de Futebol do Flamengo, deu uma entrevista coletiva na tarde de hoje (21), no Ninho do Urubu, e um fato chamou a atenção: a ausência do banner com os patrocinadores.
O que aconteceu
O dirigente atendeu a imprensa no CT, e a entrevista teve transmissão ao vivo da FlaTV no YouTube. A live, no entanto, foi posteriormente tirada do ar.
O entendimento para "limpar" o ambiente das marcas do Flamengo foi o de que Braz iria tratar de um assunto pessoal e que não se tratava de um evento oficial do clube.
Sem backdrop, onde os patrocinadores do Flamengo ficam expostos, o fundo da entrevista foi a parede branca.
Marcas longe da crise
A medida de tirar os patrocinadores em pronunciamentos e coletivas é comum em momentos de gestão de crise. Isso já ocorreu, inclusive, na CBF. Na ocasião, o então presidente Marco Polo Del Nero falou sobre o "FifaGate", em 2015, escândalo de corrupção que fez com que dirigentes sul-americanos fossem presos.
Segundo especialistas em gestão de crise e marketing ouvidos pelo UOL, quando o clube tira o backdrop ele evita relacionar a imagem dos patrocinadores a uma pauta que envolve agressão e polícia.
Ainda de acordo com os profissionais, a solução é compreensível, mas deve ser alinhada com as marcas. Mesmo se tratando de um tema tido como negativo, a coletiva terá grande repercussão e a torcida entende que as empresas não têm participação no evento.
"Além de reconhecimento de marca, ao se conectar com uma propriedade esportiva seja ela um clube, uma federação, uma arena, uma liga ou um atleta, o patrocinador sempre busca se associar com temáticas que possam contribuir positivamente com a sua marca, de forma que a iniciativa do patrocinado de buscar blindá-lo de eventuais crises é acertada", explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.