SPFC: Dorival vê risco de rebaixamento, mas cita decisão correta por final

O técnico Dorival Júnior citou "risco calculado" do São Paulo no Brasileirão e destacou a estratégia de focar na final da Copa do Brasil após a derrota para o Fortaleza com o time reserva.

Proximidade do Z4: "Perigo existe, iminente, mas calculado. Não podíamos fazer uma estratégia diferente da usada e que vem sendo desenvolvida ao longo das competições. Começamos a ter uma caída no momento em que as fases [dos mata-matas] se afunilaram, com disputas a toda semana".

Sequência ruim no Brasileiro: "Natural que preocupe, temos que pensar dessa forma, mas não vamos mudar o que pensamos por uma decisão tão importante na vida e na história do clube. Até o final de semana, vamos manter o pensamento, tentar colocar a equipe na melhor condição para final".

Opção correta: "Jogador não é maquina, não tinha como colocar [os titulares] a todo momento. Fizemos opção, acredito eu a correta. Estamos em uma final, estávamos brigando na Sul-Americana, perdemos nos pênaltis, mas a equipe apresentando ótimos níveis de atuação em todas as partidas".

Decisão coletiva: "Tudo o que fizemos aqui, abrimos para a diretoria opinar e dar seus pareceres para não excluir ninguém de um jogo tão importante. É um risco, sim, poderíamos ter alguns resultados melhores do que aconteceram. Nesse momento, me preocupa o jogo do domingo. pro isso a atenção está toda focada na partida".

O que aconteceu

Luciano, do São Paulo lamenta durante o jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão
Luciano, do São Paulo lamenta durante o jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão Imagem: Vinicius Nunes/Agência Estado

O São Paulo entrou com uma equipe totalmente alternativa e foi derrotado por 2 a 1 para o Fortaleza, no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe comandada por Dorival vê a zona do rebaixamento ficar a quatro pontos de distância. O time está há oito jogos sem vencer no Brasileirão, vindo de três derrotas seguidas e estagnou nos 28 pontos.

Continua após a publicidade

O Tricolor decide o título da Copa do Brasil no domingo (24), contra o Flamengo, no segundo jogo da final. O Tricolor leva para o Morumbi a vantagem de ter vencido a ida por 1 a 0, no Maracanã.

O que mais Dorival disse na coletiva

Elogios aos reservas: "Hoje a chamada equipe reserva fez um belo 1º tempo. Poderíamos ter tido uma sorte melhor".

Atuação na derrota: "A posse de bola que tivemos no Maracanã no domingo foi a mesma que tivemos hoje aqui. Criamos muitas oportunidades. O 1º gol do Fortaleza saiu no o primeiro ataque ao nosso gol, passaram a 1ª tarde todinha suportando nossa equipe. Tiveram méritos para sustentar o resultado, claro, mas nós criamos, goleiro fez grandes defesas. Paciência, os resultados vão acontecer".

Estratégia do Fla: "Aproveitaram para colocar alguns jogadores [titulares] em campo [contra o Goiás], acho que também é correta.

Preparação para final: "Os trabalhos dessas últimas semana foram um dos melhores treinos que tive, muito produtivos. Espero que consigamos trazer para campo tudo o que vem sendo trabalhado".

Continua após a publicidade

Planejamento para decisão: "Não estou trabalhando a equipe há um mês, e sim desde 20 de abril, quando cheguei. Estou condicionando cada um deles para que se preparassem porque chegaríamos em decisão. Acabou acontecendo, sem duvidas que estaremos muito atentos a todas a situações".

Duelo contra o Fla: "É um jogo em que tudo pode acontecer, principalmente contra uma equipe qualificada como o Flamengo. Todos os cuidados possíveis".

Evitar erros repetidos: "Estamos trabalhando com muita intensidade para não voltar a repetir erros. Os próprios jogadores já falaram: 'Estamos há X tempo e já aconteceram situações que não queremos que se repita'. Essencial que se entreguem, que no dia da partida se dediquem. Quando acabou o jogo no Maracanã, com os jogadores estirados no gramado, aquilo representa seu torcedor. Aquilo é entrega".

Jogo do domingo: "Vamos ter cuidado suficiente. Estamos preparando todos os jogadores, não só a equipe que entrará em campo. Todos que poderão participar, qualquer mudança pode ser significativa e decisiva para o momento. Temos que estar mais preparados do que estávamos no domingo. Que os jogadores assumam sua condição, briguem por posição, não tem nada decidido e muitas coisas podem acontecer até domingo".

Vantagem na Copa do Brasil: "Resultado não administra. O trabalho desenvolvido dentro do São Paulo, em algum momento alguma coisa muito boa vai acontecer. Cativamos essa expectativa, esperança no nosso torcedor. Tudo pode acontecer no domingo aqui, mas não vai faltar luta e entrega dessa equipe. Isso eu garanto. Vamos nos entregar de corpo e alma".

James e Pato entre os titulares? "Não costumo falar individualmente de jogadores... Acho que é uma disputa normal e natural entre todos. Foram contratados com esse objetivo, naturalmente que temos um respeito muito grande pelo histórico deles, e não pode ser diferente. Disputa saudável dentro de um grupo. Prefiro falar a partir do momento que estejam em campo, brigando por suas posições, e tentando manutenção na equipe. Vejo jogadores de muito bom nível".

Continua após a publicidade

Situação física da dupla: "James readquirindo melhor condição, Pato vem de lesão muito seria que o tirou dos campos por bom tempo. Temos que ter um pouco de paciência e entendimento que não voltarão a ser aquilo que já foram se naturalmente não alcançarem uma sequência. Para isso é preciso tê-los nas melhores condições. Estamos tentando fazer isso".

Rodriguinho e Vilhena: "Têm evoluindo bastante. Temos outros garotos que estão sendo preparados, São Paulo tem uma geração que promete muito. Ainda teremos oportunidade de vê-los com frequência um pouco maior. Para o ano que vem, vão ocupar um espaço que vai ser muito importante no dia a dia do clube".

Walce: "O esforço de um atleta têm que ser recompensado. Temos vários jogadores à frente dele, não escondi nenhuma dessa condição. Esse menino tinha tudo para deslanchar e muito na carreira, nível de seleção. Aconteceram alguns problemas, mas está trabalhando com muita dedicação e evoluindo. De repente pode voltar a ter oportunidade".

Igor Vinicius: "Começou a ir para campo agora, está intensificando um pouco mais. Espero que não sinta mais dores e que essa recuperação não se estenda por muito tempo para estar o mais rápido possível com nosso grupo".

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes