Não se confundam quando virem, em 2024, o nome Sampaio Corrêa na elite do Campeonato Carioca. O novato do Estadual não tem ligação com o tradicional clube maranhense e possui poucas coincidências além do nome.
A agremiação de Saquarema, na Região dos Lagos (RJ), tem identidade própria, possui boa estrutura e um mecenas por trás que faz a roda girar: o deputado federal bolsonarista Lourival Gomes (PP-RJ), que está no cargo legislativo desde 2015.
Raízes do time
Lourival Gomes é fundador e presidente de honra do Sampaio Corrêa. Ele também dá nome ao estádio do clube.
O político fez campanha para Jair Bolsonaro à presidência e tem postagens em seu Instagram em apoio ao ex-presidente.
Classificação e jogos
Ele também possui fotos e vídeos ao lado de Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, filhos de Jair e que são senador e deputado federal, respectivamente.
As propostas e votos de Lourival Gomes costumam acompanhar as pautas da direita na Câmara dos Deputados.
Porém, o presidente que toca o dia a dia do Sampaio Corrêa é Rômulo Gomes, filho de Lourival e que até bem pouco tempo se dividia entre dirigente e atacante do time.
Atualmente, Rômulo também é vice-prefeito de Saquarema e divide seu tempo com a gestão do clube, já tendo "pendurado as chuteiras".
Ele conta com o auxílio dos irmãos Roger, Ronan e Ruan. Inclusive, dizem que quando há gastos extras do clube, fazem um rateio entre eles para cobrir os custos.
O Sampaio Corrêa Futebol e Esporte foi fundado há 17 anos e ganhou esse batismo em alusão ao distrito de mesmo nome que fica em Saquarema, cidade conhecida por ser a "capital do surfe", já que recebe anualmente a etapa do Circuito Mundial da modalidade.
O acesso à elite foi conquistado mês passado com direito a título da Série A2 sobre o Olaria, após uma vitória por 3 a 1 em seus domínios.
Rede de supermercados de Lourival banca Sampaio
Lourival Gomes é um empresário bem-sucedido na Região dos Lagos (RJ). Ele possui uma tradicional rede de supermercados em Saquarema e adjacências, chamada de "Gomes Supermercados", que já tem mais de 40 anos.
E é justamente dos lucros deste negócio que vem o investimento no Sampaio Corrêa, clube que tem sido elogiado no futebol carioca por sua estrutura e salários rigorosamente em dia, pagos quinzenalmente.
"Nunca tivemos dinheiro público, é tudo da família Gomes. O Lourival é o patriarca, dono da rede de supermercados e presidente de honra do clube. Eles têm a verba própria para investir no clube e, graças a Deus, temos solidez em relação a isso"
Kleber Murilo, diretor de futebol do Sampaio Corrêa, ao UOL
CT em ampliação e reforma no estádio para receber Carioca
O Sampaio Corrêa tem planos ambiciosos e sua estrutura está em constante crescimento, embora já seja bem elevada em comparação às outras equipes de menor investimento do Rio de Janeiro.
O centro de treinamento Ninho do Galo possui alojamento para 30 jogadores e mais comissão técnica, academia, departamento médico, piscina, salão de jogos, dois campos e está em ampliação para quatro.
Já o estádio Lourival Gomes de Almeida, em homenagem ao patriarca da família, foi fundado em 2010 com capacidade inicial para cerca de 3.500 pessoas, mas foi reduzido pelo Corpo de Bombeiros para 1.300 por causa das cadeiras instaladas. O clube, porém, tem feito adequações para poder receber os jogos do Campeonato Carioca de 2024.
'Vamos fazer bonito'
Mesmo com boa estrutura, o Sampaio Corrêa controla a euforia. O objetivo na estreia da Primeira Divisão, inicialmente, é se manter.
"Temos que ter os pés no chão. Chegar mais alto pode ser uma consequência, mas não é uma realidade próxima, é algo mais distante. Permanecer é o objetivo traçado, passando disso é consequência do trabalho. Vamos montar uma equipe competitiva, que não vai dever nada a ninguém. Vamos fazer bonito. Nosso perfil é o de manter equipes boas"
Kleber Murilo, diretor de futebol do Sampaio Corrêa
Clássico de Saquarema
O acesso do Sampaio Corrêa ao Campeonato Carioca de 2024 proporcionará o clássico de Saquarema, já que a outra equipe da cidade, o Boavista, também está na elite do Estadual.
"Para nossa cidade, ter dois clubes de Saquarema na Série A1 é um êxtase. E temos um relacionamento muito bom com o Boavista. É uma rivalidade sadia", completou o dirigente.
Na preparação para o Carioca do ano que vem, o Sampaio Corrêa estava disputando a Copa Rio, mas foi eliminado nas oitavas de final na semana passada pela Portuguesa (RJ).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.