Criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Boletim Informativo Diário (BID) é definido pela organização como um "grande cartório do futebol nacional". O portal online serve para informar que as transferências e negociações entre atletas e clubes estão regularizadas.
Ao contratar um novo jogador, o clube possui uma série de obrigações financeiras e documentações que devem ser obedecidas. Tudo isso é inserido no sistema da CBF e analisado pela instituição. A partir da publicação no BID, o atleta está apto a jogar. Da mesma forma, as rescisões contratuais e empréstimos também são publicados.
Caso um jogador seja escalado e ele não esteja regularizado, o time pode sofrer punições severas, como a desclassificação do campeonato que está competindo. Ainda, essa tramitação assegura direitos ao atleta que são custeados pela CBF, como seguro de vida e auxílio-funeral.
A CBF também estipula prazos, conhecidos como "janelas", para as negociações com os jogadores dos times internacionais. Até a data final divulgada, os clubes precisam dar entrada na documentação. A publicação no BID, porém, pode acontecer até sete dias depois que é o prazo oficial dado.
Durante o fechamento da janela, a CBF mantém monitoramento constante do TMS da Fifa, o sistema de controle das transferências internacionais, até o último minuto do dia. Com o intuito de buscar identificar qualquer movimentação que ainda esteja pendente de aprovação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.