Palmeiras vive seca sem Dudu e tem problemão na reta final. E agora, Abel?

O Palmeiras vê o seu setor ofensivo falhar em um momento decisivo na temporada. O time vive uma escassez de gols desde a lesão de Dudu e o ataque verde se desmantelou enquanto a equipe persegue o líder Botafogo no Brasileirão e se prepara para enfrentar o Boca Juniors na Libertadores.

Dor de cabeça no ataque

O Alviverde só balançou a rede uma vez nos últimos quatro jogos. A equipe passou em branco na derrota de ontem para o Grêmio e também nos empates contra Deportivo Pereira e Corinthians.

Breno Lopes fez o único gol do time desde a lesão de Dudu, que virou baixa após a partida contra o Vasco. O camisa 19 marcou no apagar das luzes e decretou a vitória sobre o Goiás no Allianz Parque, além de ter criado uma polêmica ao fazer gestos obscenos em direção aos organizados da Mancha Verde.

A fase atual contrasta com o faro de gol que o time teve nos últimos meses. Foram 97 feitos nos 56 confrontos disputados até agora em 2023 (média de 1,73 gol por jogo), com o Alviverde registrando o melhor ataque da fase de grupos da Libertadores e o terceiro do Brasileiro.

Fala, Abel

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, no jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, no jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão Imagem: Maxi Franzoi/Agif

Abel Ferreira chamou atenção para a falta de eficácia do Palmeiras contra o Grêmio. O time teve volume e levou perigo ao gol defendido por Gabriel Grando, mas não conseguiu balançar a rede em nenhuma das 18 finalizações que deu. Depois de passar oito jogos sem ser vazado, o time sofreu um gol e pagou caro pela ineficiência na frente.

Não conseguimos fazer o gol, mas não foi por falta de volume, de oportunidade. Era dia de a bola não entrar. Volume foi muito grande para pouca eficácia. Demos 18 chutes, é muita coisa na casa do Grêmio. Futebol é feito de eficácia e hoje nesse quesito o adversário foi melhor. Não ganhamos porque não fomos eficientes nas bolas que tivemos. Quero ter tantas chances no próximo jogo como criamos aqui. Mas não podemos perder tantas

Abel Ferreira, em coletiva

Continua após a publicidade

As cartas na manga

O técnico vem quebrando a cabeça, ainda sem sucesso, para encontrar um substituto para Dudu. A solução inicial foi realocar Artur para a esquerda e subir Mayke para a ponta direita, mas o camisa 14 não vem correspondendo e o ataque não fluiu.

Ele vem buscando alternativas e chegou até a deixar Rony no banco para Endrick começar de titular. O camisa 9 foi destaque da equipe na frente contra o Grêmio, mas teve pouca colaboração dos companheiros pelos lados.

Outros jovens têm ganhado chances. Kevin e Luis Guilherme estão sendo testados e podem ganhar mais rodagem com a sequência de jogos.

Uma mudança tática também surge como opção, principalmente nos duelos da Libertadores. O próprio Abel mudou o esquema para a partida de volta das quartas de final contra o Deportivo Pereira, adotando o 3-5-2 para contornar a ausência do camisa 7.

Derrapada antes de decisão

João Pedro, do Grêmio, disputa a bola com Endrick, do Palmeiras, em jogo do Brasileirão
João Pedro, do Grêmio, disputa a bola com Endrick, do Palmeiras, em jogo do Brasileirão Imagem: Elton Silveira/Agência Estado

A derrota freou o Alviverde no Brasileirão, que ligou o secador para o Botafogo. O Glorioso pode abrir dez pontos de vantagem na frente e frustrar os esforços recentes dos comandados de Abel.

Continua após a publicidade

A esperança para o líder não disparar recai sobre o Corinthians. O Alvinegro paulista recebe o Botafogo hoje, na Neo Química Arena, e pode ajudar o arquirrival na tabela.

O Palmeiras vira a chave agora para o duelo contra o Boca. As equipes se enfrentam na próxima quinta (28), na Bombonera, dando início ao duelo da semifinal da Libertadores.

Esse jogo já passou, parabéns ao Grêmio, e agora vamos nos preparar para o próximo, uma decisão. Muito feliz por estar na semi mais uma vez, e temos muito a intenção de estar na final

Abel

Canal exclusivo do Palmeiras no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Continua após a publicidade

A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.