Quem é a joia do Galo que tirou Felipão do sério e fez gol do meio de campo
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
22/09/2023 04h00
Ele tem só 17 anos, mas já fez Felipão perder a linha, marcou o 'gol que Pelé não fez' e foi citado como 'juvenil que revoluciona o futebol brasileiro' por um dos principais jornais da Europa. O meia Mateus Iseppe é aposta para o futuro do Atlético-MG, mas ainda precisará passar por algumas etapas até brilhar no time de cima.
Quem é o jovem promissor
Iseppe é natural de Pirassununga e filho do ex-jogador Marcelo Iseppe.
Sua carreira começou no Velo Clube, onde o pai é coordenador técnico.
No ano passado, ele chegou ao Atlético-MG, onde atua desde então como um dos principais destaques das categorias de base.
Seu contrato foi renovado recentemente com duração até 2026 e multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 263 milhões na cotação atual) para clubes do exterior.
Neste ano foram 21 gols e cinco assistências em 19 jogos pelo time sub-17. Ele é o principal artilheiro do Brasileirão da categoria.
Na última semana, ele foi convocado para seleção brasileira sub-17 que disputará amistosos contra Canadá e Estados Unidos. Esta foi a última convocação antes do Mundial da categoria, em novembro, na Indonésia.
A posição do Iseppe no clube é muito boa. Claro que o futebol nos prega surpresas, positivas e negativas. Mas dentro do processo de evolução, ele vem evoluindo bastante, dada convocação para seleção. É um jogador que vemos com uma projeção boa, e já tem este novo desafio na sub-20. Então acreditamos num crescimento gradativo dentro do clube para num futuro próximo estar galgando outras categorias. No profissional, ele já está treinando, o que vem acontecendo quase que semanalmente. Daqui a pouco ele começa a fazer parte do dia a dia do principal, mas num trabalho planejado entre base e profissional
Erasmo Damiani, gerente das categorias de base do Atlético-MG
Tirou Felipão do sério
Depois da partida contra o Botafogo, o técnico Luiz Felipe Scolari foi questionado sobre a chance de usar Iseppe no time principal do Galo, e não gostou.
Num tom ríspido, Scolari interrompeu o jornalista que fazia a pergunta e disse que primeiro o jogador precisará provar qualidade no sub-20.
A recusa a usar Iseppe mostra uma mudança de conduta de Felipão, que em 2015 lançou Lincoln, no Grêmio, de forma apressada com apenas 16 anos.
Hoje no Fenerbahçe (TUR), ele demorou para se consolidar na carreira pela expectativa criada e precisou deixar o Sul para viver seus melhores momentos, anos mais tarde.
Ele vai fazer algo no sub-20 primeiro. Se ele mostrar algo lá, eu vou olhar. Primeiro engatinha, depois caminha. É tudo muito bonito lá fora. Aqui é diferente. Pode passar, não passar, mas comigo vai passar no sub-20 primeiro
Felipão
Passo a passo no Galo
É exatamente este o plano que já está em andamento no Atlético-MG.
Iseppe já tem quatro partidas disputadas e um gol no sub-20. Ele, inclusive, entrou no clássico contra o Cruzeiro pela semifinal do Mineiro da categoria.
Além disso, como apurou o UOL, Iseppe participa eventualmente de treinamentos até com o principal, como forma de estimular seu potencial.
O crescimento gradual é visto como caminho correto para que o jogador atinja todo nível esperado.
O processo que fazemos com ele, é o mesmo de todos. Hoje é o Iseppe que está em projeção, mas é um trabalho que fazemos com todos. Falo por todos os jogadores, estamos fazendo este trabalho para que todos atinjam seu potencial, que é estar na camisa do Galo no principal, estar na seleção brasileira e brilhando no Galo
Erasmo Damiani
Gol que Pelé não fez
Um dos grandes feitos de Iseppe na base atleticana foi o famoso 'gol que Pelé não fez'.
Contra o Botafogo, ele disparou do meio do campo e colocou no ângulo do goleiro rival.
A lista de golaços do menino já teve cavadinha, chute por baixo da barreira, cobrança de falta e muitos lances de habilidade.
Elogios no exterior
O rendimento de Iseppe já ecoa na Europa. Ontem, o jornal espanhol As publicou uma nota enaltecendo as qualidades do jogador.
Na publicação, o jovem é citado como 'o juvenil que revoluciona o Brasil', autor de gols 'assombrosos' e 'uma das figuras mais valiosas do futebol brasileiro'.