Vitória sobre o líder prova: Corinthians ainda depende de seus medalhões

Só a juventude não bastou para o Corinthians diante do Botafogo. Luxa precisou recorrer aos medalhões para vencer o líder na Neo Química Arena e se afastar da zona do rebaixamento no Brasileirão antes da semifinal da Sul-Americana.

O que aconteceu

Vanderlei Luxemburgo optou por começar com Renato Augusto, Fagner e Fabio Santos no banco de reservas. Os três medalhões haviam sido titulares no jogo da segunda-feira, contra o Grêmio, após perderem jogos enquanto recuperavam a condição física.

O Corinthians comandou as ações no primeiro tempo mesmo sem o trio, mas não levou perigo de fato. Apesar de ter encurralado o adversário, principalmente após ficar em vantagem numérica, o time da casa teve dificuldade na conclusão das jogadas e não acertou o gol defendido por Lucas Perri na etapa inicial.

As entradas de Renato Augusto e Fagner na volta do intervalo mudaram o cenário da partida. O lateral de 34 anos deu profundidade ao time com seus apoios pelos lados, algo que faltou com o improvisado Bruno Méndez na função, enquanto o camisa 8 desfilou e dominou o meio de campo.

Gil celebra gol pelo Corinthians contra o Botafogo na Neo Química Arena pelo Brasileirão
Gil celebra gol pelo Corinthians contra o Botafogo na Neo Química Arena pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O maestro corintiano deu outra dinâmica para o time, mas foi Gil, mais um dos veteranos alvinegros, quem decidiu. O contestado zagueiro de 36 anos fez a função de centroavante ao continuar no ataque após cobrança de escanteio e afundou a rede aproveitando rebote no lance seguinte.

Luxemburgo é um cara que tem nos ajudado bastante, é só ver o tratamento que tem com os meninos e os mais velhos. Tudo o que coloca para todos nós, trata super bem. Tem nos ajudado bastante, alivia também na pressão.
Gil

Fábio Santos ainda entrou na reta final e deixou o esquadrão de medalhões completo — o Gigante Cássio, por sua vez, mal precisou trabalhar e foi seguro quando acionado.

Com ajuda dos jovens, o grupo dos experientes ajudou o Corinthians a apaziguar o clima antes de enfrentar o Fortaleza. Por vezes criticados por atuações ou pela situação física mais comprometida, os medalhões garantiram três pontos preciosos no Brasileiro e ânimo renovado para a semi da Sul-Americana.

Continua após a publicidade

Jovens iniciam jogo

Pedro, do Corinthians, em ação durante partida contra o Botafogo no Brasileirão
Pedro, do Corinthians, em ação durante partida contra o Botafogo no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Luxa fez mudanças no time e promoveu a entrada dos jovens Pedro e Wesley nas pontas. A dupla de Crias do Terrão vinha revezando entre si por uma vaga no onze inicial, mas foi escalada junta, com Rojas no meio.

A dupla ajudou Yuri Alberto na primeira etapa. Os atacantes de 17 e 18 anos, respectivamente, alargaram o ataque e deram opção em velocidade para o camisa 9 — que, por sua vez, não se destacou.

Pedro, inclusive, deixou a arquibancada atônita em um lance ímpar de habilidade. O camisa 27 chegou na linha de fundo pela direita e, quando parecia sem o que fazer, deu um chapéu em movimento para se livrar da marcação.

Continua após a publicidade

A dupla foi substituída após uma atuação sem brilho, mas com brio diante do líder. Wesley saiu para a entrada de Romero, o jogador mais experimentado do ataque, enquanto Mosquito entrou na vaga de Pedro. Outra joia corintiana, Gabriel Moscardo teve mais uma atuação segura, mas levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o clássico contra o São Paulo.

É importante para os jogadores, usar o elenco que temos a disposição. Eu falo sempre: 'Se prepara, daqui a pouco vamos mesclar a equipe, um vai jogar e outro vai descansar'. E os jogadores respondem bem à estratégia que criamos
Vanderlei Luxemburgo

Canal exclusivo do Corinthians

Quer saber tudo o que rola com o Corinthians sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes