Sem Vini Jr, Real Madrid não segura Atletico e perde clássico pelo Espanhol
Colaboração para o UOL, em São Paulo
24/09/2023 18h02
No primeiro clássico de Madri da temporada, o Atletico se deu melhor ao lado do seu torcedor, batendo o Real por 3 a 1, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Espanhol.
Os gols foram marcados por Morata, duas vezes, e Griezmann pelo Atleti e Kroos para os visitantes.
O Atletico mandou no jogo em grande parte do tempo, mesmo dispensando a posse de bola, o time de Simeone soube dominar o adversário e sofreu só após o gol de Kroos, quando o Real cresceu, mas não conseguiu empatar.
A vitória leva o Atletico para a quinta colocação, com 10 pontos, com um jogo a menos. Já o Real perde o 100% de aproveitamento e fica com 15 pontos, em terceiro lugar.
Como foi o jogo:
O começo empolgante do Atletico rendeu um 2 a 0 em menos de 20 minutos. O time da casa aproveitou o ambiente inflamado e não deixou o Real respirar. Samuel Lino participou de todos os lances de gols no primeiro clássico de Madri que disputou.
Atletico não manteve postura e o Real cresceu com gol de Kroos. Os visitantes apareceram no jogo graças ao golaço do alemão e partiu pra cima do rival, com uma pressão alta e mais chances para o empate.
Na volta do vestiário, o Atletico marcou imediatamente e voltou com moral. Com mais um de Morata, os anfitriões dominaram o início da segunda etapa e ficaram perto do quarto gol, mas o Real se segurou.
Com o resultado favorável, o Atleti abriu mão do ataque, focou em se fechar e esperar chances de contra-ataque. Assim, o Real apareceu mais na partida, mas parou em boas defesas de Oblak.
Lances perigosos e gols:
Aos 3 minutos do primeiro tempo, Morata abriu o placar no clássico. Samuel Lino recebeu na lateral esquerda, avançando para perto da área e mandou um cruzamento preciso para a cabeça do camisa 9, que não deu chances a Kepa.
Aos 17, Griezmann aumenta a vantagem do Atletico. Em mais uma jogada pela esquerda começando com Lino, ele achou Saúl perto da linha de fundo, que cruzou de primeira e dessa vez foi o camisa 7 quem subiu mais alto e mandou no cantinho da rede do Real.
Valverde ameaçou Oblak pela primeira vez aos 30 minutos. Em cobrança de escanteio pela direita, o uruguaio conseguiu cabecear à queima roupa, mas em cima de Oblak, que fez a defesa sem problemas.
O Atlético logo respondeu e quase chegou ao terceiro. Dessa vez, em contra-ataque pela direita, Llorente ganhou muito campo e já dentro da área tocou rasteiro para Saúl, que bateu sem tanta força. Kepa espalmou dando rebote e Camavinga tirou a bola da área do Real.
Golaço de Toni Kroos aos 34 recolocou o Real Madrid no jogo. Em bola afastada após cruzamento do Valverde pela direita, Kroos pegou a sobra fora da área, limpou a jogada e mandou uma bomba no cantinho direito de Oblak.
Morata de novo, no primeiro minuto do segundo tempo. Lino começou a jogada com a bola pela esquerda, passou para Griezmann, que mandou para Saúl cruzar e, de novo, Morata mandou pro fundo do gol em uma cabeçada.
Tchouameni tirou tinta da trave aos 18. Depois de Rodrygo perder boa chance, com bola explodindo na zaga, Tchouameni pegou a sobra fora da área e chutou forte e rasteiro, quase fazendo o segundo.
Brahim Díaz obrigou Oblak a fazer boa defesa aos 32. Ao avançar pela direita, o meia mandou um chute forte, para Oblak espalmar.
FICHA TÉCNICA
Atlético de Madrid 3 x 1 Real Madrid
Competição: 6ª rodada do Campeonato Espanhol.
Local: Estádio Wanda Metropolitano, Madri (ESP).
Data e horário: 24 de setembro de 2023, às 16h00 (de Brasília).
Cartão Amarelo: Modric (Real), aos 44 minutos e Giménez (Atletico), aos 46 do primeiro tempo. Mendy (Real), aos 21 e Bellingham (Real), aos 49 do segundo tempo.
Gols: Morata (Atletico), aos 3 minutos do primeiro tempo, Griezmann (Atletico), aos 17e Kroos (Real), aos 34 do primeiro tempo. Morata (Atletico), ao 1º minuto do segundo tempo.
Atletico de Madrid: Oblak, Savic, Giménez (Ángel Correa), Hermoso, Molina (Azpilicueta), Llorente, Koke (Witsel), Saul, Samuel Lino, Griezmann (Galán) e Morata (Memphis). Técnico: Diego Simeone.
Real Madrid: Kepa, Vázquez (Nacho Fernández), Rudiger, Alaba, Fran Garcia (Mendy), Valverde, Kroos, Camavinga (Tchouameni), Modric Joselu), Bellingham e Rodrygo. Técnico: Carlo Ancelotti.