O São Paulo não só garantiu o título inédito da Copa do Brasil neste domingo (24) contra o Flamengo, como também garantiu sua presença no torneio do ano que vem.
Para 2024, A CBF alterou os critérios de classificação e deu maior peso às federações estaduais. Com isso, alguns campeões brasileiros ainda não estão classificados.
São eles:
- Corinthians;
- Santos;
O Corinthians, precisaria vencer a Copa Sul-Americana para depender apenas de si na classificação à Copa do Brasil. A equipe vai disputar a semifinal do torneio contra o Fortaleza.
A situação do Santos é mais delicada. Após uma campanha ruim no Paulistão, a equipe está brigando contra o rebaixamento no Brasileirão e praticamente não tem perspectivas de tentar uma vaga à Libertadores, o que lhe concederia uma vaga na Copa do Brasil.
Qual a divisão das vagas na Copa do Brasil?
A nova divisão das vagas na Copa do Brasil leva em consideração os rankings das federações estaduais, e não mais o ranking nacional de clubes, feito pela CBF.
Sendo assim, o número de vagas será o seguinte:
- 6 vagas: São Paulo e Rio de Janeiro;
- 5 vagas: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná;
- 3 vagas: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão;
- 2 vagas: Demais estados.
As federações com três vagas devem alocar duas delas automaticamente para o campeão e vice estadual e, em seguida, têm a flexibilidade de decidir como preencher a terceira vaga. No caso das federações com cinco ou seis vagas no torneio, a obrigatoriedade de alocação automática sobe para três vagas.
O que permanece inalterado é o acesso de 12 clubes à terceira fase do torneio, sendo os representantes da Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.
Deixe seu comentário