Brasileiro de 19 anos leva Girona a brigar com Barcelona e Real no Espanhol
Colaboração para o UOL, em São Paulo
26/09/2023 04h00
Melhor ataque e liderança do Campeonato Espanhol divididas com o Barcelona, com 16 pontos de 18 possíveis. Não se trata do Real Madrid, Atlético ou Sevilla, mas do Girona, a surpresa de La Liga nesta temporada. E o 'azarão' deve muito disso a um jovem brasileiro, pouco conhecido no futebol de seu país.
O atacante Sávio, de 19 anos, é um dos três jogadores com mais participações em gols na liga.
O garoto marcou duas vezes e deu três assistências, sendo decisivo nas últimas duas vitórias do Girona, que levaram a equipe ao topo da tabela.
Sávio deixou o Atlético-MG, onde foi revelado, no meio do ano passado, e assinou com o Troyes (FRA), do Grupo City, clube ao qual ainda pertence. Ele está emprestado ao time da Catalunha, e em seis jogos já chamou para si os holofotes na Espanha.
Histórico e números na temporada
Revelado pelo Galo, Sávio atuou em 35 partidas pelo time mineiro entre 2020 e 2022 — dez delas como titular. Por lá, marcou dois gols.
Em junho do ano passado, fechou com o Troyes, do Grupo City, e foi emprestado ao PSV, da Holanda, em sua primeira temporada na Europa. Foram duas assistências em oito jogos pela equipe principal.
Para a temporada 2023/24, Savinho, como é conhecido, foi emprestado ao Girona e rapidamente se adequou ao time do técnico Míchel.
Além de ser o jogador da equipe que mais participou de gols no Espanhol — atrás apenas de Lewandowski e Bellingham em toda a liga —, com dois gols e três assistências, foi decisivo nos últimos dois jogos, que levaram o Girona à liderança, dividida agora com o conterrâneo Barcelona.
Na vitória de 4 a 2 sobre o Granada, fora de casa, marcou um golaço e deu uma assistência. Ontem, no 5 a 3 diante do Mallorca, em duas belas jogadas, mais um gol e uma assistência do brasileiro.
Características de Savinho
Descrito como um "driblador descarado e eficaz" pelo diário Marca, Savinho é um canhoto veloz, objetivo e habilidoso. Busca tabelas rápidas e aparece com frequência para finalizar. Embora esteja jogando pela ponta-esquerda durante a atual temporada, mas se mostra à vontade também pela direita.
"O extremo brasileiro deixou todos maravilhados em pouco tempo", destacou o jornal Mundo Deportivo, da Catalunha.
Segundo o também catalão Sport, o bom início de temporada já despertou a atenção do Barcelona, que teria interesse no brasileiro.