Topo

Corinthians 'desdenhou' da Sul-Americana, agora salvação para Duilio e Luxa

Do UOL, em Santos

26/09/2023 04h00

O Corinthians mudou seu planejamento durante a temporada e tenta salvar o ano com o título da Sul-Americana.

O que aconteceu

O presidente Duilio Monteiro Alves e o técnico Vanderlei Luxemburgo concordaram sobre priorizar Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, nessa ordem, após a queda na fase de grupos da Libertadores.

Com a eliminação para o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil, porém, o Timão reviu os planos, admitiu o risco de brigar apenas contra o rebaixamento no Brasileirão e colocou a Sul-Americana como Plano A.

O Corinthians havia poupado titulares diante do Universitario (PER) e Newell's (ARG), mas chegou às quartas da competição continental.

Contra o Estudiantes, Luxa foi de força máxima e avançou nos pênaltis para as semis diante do Fortaleza. O jogo de ida ocorrerá hoje (26), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.

Agora, na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro e com alguma "gordura", o Corinthians vai com tudo na Sula e pode mesclar a equipe na competição nacional.

Motivo da mudança

No calor do momento após a eliminação para o São Paulo no Morumbi, Luxemburgo e Duilio afirmaram que a prioridade era o Brasileirão e que o Corinthians poderia continuar com seu time B na Sul-Americana.

No dia seguinte, porém, técnico e presidente viram interesses em comum: Luxa, aos 71 anos, poderia provar que ainda é vencedor. E Duilio tinha a chance de tentar salvar a sua gestão com um título. O mandato termina em dezembro.

Nas entrevistas coletivas, Luxemburgo admite que a Sul-Americana "apareceu" para o Corinthians. O time conseguiu se classificar com reservas, mas caiu com titulares na Copa do Brasil e se adaptou.

Agora, a Sula é a chance de salvação. Luxa não continuará no Corinthians em 2024, independentemente de quem ganhar as eleições de novembro, mas quer permanecer empregado em um grande clube da Série A. Seu último título foi o Paulista de 2020, pelo Palmeiras.

Duilio, que não será candidato à reeleição, vê o possível título como chance de se despedir em alta. O Corinthians reduziu a dívida na sua gestão, mas segue com uma das maiores folhas salariais do país e é cobrado pela falta de conquistas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians 'desdenhou' da Sul-Americana, agora salvação para Duilio e Luxa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians