A festa continua: São Paulo bate Coritiba sob chuva e lava alma da torcida
O título da Copa do Brasil fez bem ao São Paulo: mesmo com reservas, a equipe de Dorival Júnior venceu o Coritiba por 2 a 1 em um chuvoso (e festivo) Morumbi, lavou a alma ao encerrar um jejum de oito tropeços no Campeonato Brasileiro e se recolocou na parte de cima da tabela do torneio nacional.
Com o resultado, os paulistas chegaram aos 31 pontos e assumiram a 10ª posição, enquanto os paranaenses estacionaram nos 14 pontos e seguem afundados na lanterna.
São Paulo e Coritiba disputam clássicos neste fim de semana. Os atuais campeões da Copa do Brasil encaram o Corinthians no sábado (30), enquanto os lanternas do Brasileirão jogam com o Athletico no dia seguinte.
Como foi o jogo
O 1º tempo contou com muita chuva, VAR ativo e mandantes em vantagem. O Tricolor dominou as ações e, depois de dois gols invalidados, abriu a contagem com Alan Franco. O Coritiba aproveitou bobeada e empatou com Slimani, mas Luciano, de pênalti, recolocou sua equipe na frente já na casa dos 57 minutos.
Classificação e jogos
Na etapa final, os lances de perigo ficaram mais escassos diante de um gramado encharcado. Dorival chegou a usar cinco de seus titulares habituais nas substituições, mas o placar não foi inalterado diante de uma série de divididas, faltas e rebatidas.
Gols e destaques
James quase lava a alma. Em um chuvoso Morumbi, James Rodríguez chegou a balançar a rede ainda no primeiro minuto de duelo ao receber de Nathan dentro da área. O lance, no entanto, acabou anulado pelo VAR. O motivo? Impedimento do lateral-direito.
Ataque contra defesa. O lance animou o São Paulo, que partiu para cima de um retrancado adversário em busca de quebrar o jejum de oito jogos. O problema é que, sem Calleri em campo, a equipe não teve centroavante fixo e sofreu na hora de concluir as jogadas pelo meio.
Mais um gol anulado. Em meio ao aumento da chuva, os mandantes ameaçaram abrir o placar aos 24 minutos, quando Michel Araújo pegou rebote da entrada da área e fuzilou o gol de Gabriel Vasconcelos. Para azar do meia, dois de seus companheiros estavam em posição irregular e atrapalharam as ações do goleiro do Coritiba, invalidando a jogada.
Novo impedimento? Agora não! O São Paulo, finalmente, inaugurou o marcador aos 30 minutos: James bateu falta com força e obrigou Gabriel a espalmar para o meio da área: Alan Franco foi mais rápido do que os defensores e tocou para o fundo do gol — o lance chegou a ser anulado, de novo, por impedimento, mas acabou confirmado pelo VAR dois minutos depois: 1 a 0.
Coritiba perde gol inacreditável. Os visitantes desperdiçaram uma chance claríssima de gol pouco antes dos 45 minutos em contra-ataque que teve Slimani encaixando lindo passe para Marcelino Moreno, que infiltrou com liberdade, tocou para o lado e deixou Robson de frente para o gol dentro da área. Ao invés de bater de primeira, o camisa 30 tentou dominar e protagonizou uma cena bizarra. Ele ainda tentou finalizar, mas parou em Jandrei.
Argelino brilha e empata. Em meio aos longos acréscimos de Savio Pereira Sampaio, o Coritiba aproveitou uma bobeada do São Paulo e igualou o placar: Jandrei tocou na fogueira para Gabriel Neves, que se viu apertado e acabou desarmado por Robson. A bola sobrou para Slimani, que deslocou o goleiro rival com um toque de cobertura e marcou: 1 a 1.
Mandantes na frente de novo. Os donos da casa reagiram rápido e desceram para o intervalo com vantagem no placar. Nathan cruzou da ponta direita e acertou o braço de Victor Luís dentro da área. O árbitro assinalou pênalti após novo auxílio do VAR, e Luciano — após pedidos da torcida — desbancou James, bateu bem e garantiu o 2 a 1.
Titulares em campo. A 2ª etapa começou com muita chuva e poucas chances de gol. Na tentativa de "animar" sua equipe, Dorival acionou três titulares de uma vez: Alisson, Nestor e Lucas. Eles substituíram, respectivamente, Luan, Luciano e James Rodríguez. Pouco tempo depois, Pablo Maia e Calleri entraram nos lugares de Gabriel Neves e Juan.
Testa com testa. O clima esquentou entre os jogadores já na casa dos 37 minutos, quando Henrique dividiu com Nestor e, visivelmente nervoso, deu uma bronca no são-paulino. Calleri não gostou da atitude do adversário e saiu em defesa do companheiro ao dar uma encarada no camisa 3 — tanto o atacante quanto o zagueiro tomaram cartão amarelo ao protagonizarem o último momento relevante antes do apito final.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2x1 CORITIBA
Data e horário: 27 de setembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Lehi Sousa Silva (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Público: 31.720
Renda: R$ 1.502.081,00
Cartões amarelos: Luan, Calleri (SPO); Robson, Victor Luis, Henrique (CTB)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Alan Franco (SPO), aos 30 min do 1° tempo; Slimani (CTB), aos 50 min do 1° tempo; Luciano (SPO), aos 57 min do 1° tempo
SÃO PAULO: Jandrei; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Luan (Alisson), Gabriel Neves (Pablo Maia), Michel Araújo e James Rodríguez (Lucas); Luciano (Nestor) e Juan (Calleri). Técnico: Dorival Júnior
CORITIBA: Gabriel Vasconcelos; Hayner (Natanael), Henrique, Maurício Antônio e Victor Luis; Samaris (Matheus Bianqui), Willian Farias, Sebastián Gómez (Kaio César) e Marcelino Moreno; Robson (Diogo Oliveira) e Slimani (Edu). Técnico: Thiago Kosloski
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.