Após dias de espera, Flamengo oficializa demissão de Sampaoli
Do UOL, no Rio de Janeiro
28/09/2023 19h37
Jorge Sampaoli não é mais técnico do Flamengo. O treinador deixa o Rubro-Negro após o vice na Copa do Brasil e uma pressão que crescia a cada dia interna e externamente.
O que aconteceu
O clube da Gávea anunciou a saída do treinador hoje (28). Até então, o presidente Rodolfo Landim era o único entusiasta quanto a Sampaoli, mas cedeu depois do vice.
Relacionadas
Diretoria e técnico fizeram uma reunião para sacramentar o fim da relação. O encontro aconteceu nesta noite em um hotel no Rio de Janeiro.
A demissão foi alinhada pela diretoria ainda no Morumbi, pouco depois com o empate com o São Paulo. O último impasse era com relação ao novo treinador, mas os dirigentes optaram por sacramentar antes da partida contra o Bahia.
Mesmo antes da derrota, a saída era vista como questão de tempo. Sampaoli vivia isolado no dia a dia do Ninho do Urubu e já não tinha grande apoio há tempos. Ele foi bancado somente até o segundo jogo da final. Ele comandou os treinos nos últimos dias mesmo sabendo que sairia.
O argentino chegou ao Fla em abril, e deixa o clube após 39 jogos. Foram 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas.
Ele tinha contrato até o fim do ano que vem.
O Fla tem Tite como favorito no momento. Landim não gosta da ideia de terminar o ano com Mário Jorge. O Flamengo ainda busca uma vaga na próxima Libertadores.
Temperatura alta
Decepção. O técnico não resistiu à nova frustração rubro-negra na temporada. Ele já vinha sendo alvo de críticas por parte da torcida e correntes no próprio departamento de futebol.
Pressão. Sampaoli já vinha pressionado diante dos resultados da equipe, principalmente após a eliminação nas oitavas de final da Libertadores, em derrota para o Olimpia.
Agressão. O caso de agressão do preparador físico Pablo Fernández, que integrava a comissão de Sampaoli, em Pedro foi um episódio que deixou cicatrizes na relação e contribuiu no cenário atual.
Relação distante. Desde então, a conexão entre o treinador e o elenco se mostrou mais distante, e o Flamengo viu a crise se ampliar a cada dia.
Nova frustração. Sampaoli acumula seu terceiro trabalho sem títulos nacionais em times brasileiros. Ele já havia treinado o Santos, em 2019, e o Atlético-MG, em 2020. Os trabalhos geraram apenas uma conquista estadual em Minas Gerais.