Topo

Técnico do Boca fez história com time pequeno, mas parou em Renato Gaúcho

Jorge Almiron, com Renato Gaúcho ao fundo, na final da Copa Libertadores de 2017 entre Grêmio x Lanús Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2023 04h00

Jorge Almirón, técnico do Boca Juniors, quer voltar à final da Copa Libertadores para, dessa vez, poder escrever uma história com final feliz na competição.

O que aconteceu?

Almirón levou o Lanús, time de pequena expressão no futebol argentino, à final da Libertadores de 2017. No ano anterior, o treinador levou o clube ao título do Campeonato Argentino.

Lanús liderou seu grupo e só parou na final. O grupo do clube argentino tinha a Chapecoense, o Nacional-URU e o Zulia-VEN. Nas fases seguintes eles superaram o The Strongest-BOL, o San Lorenzo e o River Plate.

Decisão contra o Grêmio de Renato Gaúcho e Luan. O time argentino chegou à decisão após derrubar o River Plate de Marcelo Gallardo na semifinal de forma épica: perdia o jogo de volta por 2 a 0 e virou para 4 a 2. No entanto, não segurou o Grêmio. O Tricolor venceu o primeiro jogo na Arena por 1 a 0 e a volta por 2 a 1 na casa do rival.

Trabalho no Lanús com três títulos tornou Jorge Almirón cobiçado no mercado. Ele deixou o clube argentino no final de 2017 para o Atlético Nacional-COL. Depois passou por San Lorenzo, Al-Shabab (SAU) e Elche-ESP até chegar no Boca Juniors.

Assista ao documentário "O Palmeiras da Virada" no UOL Play. Apenas 24,90/Mês. Experimente 7 Dias.

Chance de reescrever a história, mas Palmeiras é obstáculo

Jorge Almiron e o goleiro Sergio Romero entram em campo na La Bombonera para uma partida do Campeonato Argentino Imagem: Daniel Jayo/Getty Images

Almirón foi contratado para tirar o Boca da crise. Ele chegou ao clube em abril, após a estreia na Libertadores sem gols contra o Monagas-VEN, e com o Boca na 12ª posição do Campeonato Argentino, com apenas 14 pontos em 10 partidas.

Semifinal da Libertadores e retomada no Campeonato Argentino. Após a chegada de Almirón, o Boca passou em primeiro de seu grupo na Libertadores e terminou a primeira fase da liga nacional em 7º — depois de um começo muito ruim.

Para voltar à final, Almirón precisa superar o Palmeiras de Abel Ferreira. O Alviverde venceu com o técnico português as Libertadores de 2020 e 2021 e quer se tornar o primeiro time brasileiro a conquistar o tetracampeonato da competição.

Palmeiras e Boca se enfrentam hoje e na próxima quinta-feira. Primeiro em La Bombonera, e depois no Allianz Parque, dia 5, sempre às 21h30.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Técnico do Boca fez história com time pequeno, mas parou em Renato Gaúcho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Copa Libertadores - 2023