Calleri mostra 'brilho de 9', e São Paulo vira sobre Corinthians no Morumbi
O São Paulo venceu de virada o Corinthians por 2 a 1 hoje, no Morumbi, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor foram do inspirado Calleri. O Timão marcou com Romero.
O clássico teve primeiro tempo frenético, com três gols. O Corinthians abriu o placar aos 2 minutos com Romero e levou a virada aos 39 e 46, em dois gols do inspirado Calleri.
Calleri deu uma aula de camisa 9: no primeiro gol, desviou o chute cruzado de Nestor e matou Cassio, no limite do impedimento. No segundo, bem posicionado, recebeu quase na marca do pênalti para virar. Mesmo com problema no tornozelo e cirurgia adiada, o argentino segue em ótimo nível.
Campeão da Copa do Brasil, O São Paulo atuou com força máxima após poupar titulares diante do Coritiba. O Corinthians do auxiliar Sidnei Lobo poupou Lucas Veríssimo, Fábio Santos e Renato Augusto e não teve Fagner, Moscardo e Yuri Alberto (suspensos) e Rojas (lesionado). Renato entrou na etapa final.
Classificação e jogos
Novo técnico do Timão, Mano Menezes não ficou na área técnica por causa de uma suspensão ainda dos tempos do Internacional. Ele estreará de fato diante do Fortaleza.
O resultado deixa o Tricolor no 10º lugar, com 34 pontos, e mais distante da zona do rebaixamento. O Corinthians é o 12º, com 30, e está mais perto dos últimos colocados.
O São Paulo voltará a campo para enfrentar o Vasco, dia 7, em São Januário, enquanto o Corinthians tem pela frente a semifinal da Sul-Americana, terça-feira, no Castelão. Na ida, o Timão empatou em 1 a 1 na Neo Química Arena.
Primeiro tempo frenético
Os 48 minutos iniciais no Morumbi foram bem agitados. O São Paulo, com força máxima, buscou se impor em casa, enquanto o time misto do Corinthians procurava surpreender. Com a estreia de Mano Menezes adiada por suspensão, o auxiliar Sidnei Lobo escalou o Timão sem Lucas Veríssimo, Fábio Santos e Renato Augusto (poupados), Rojas (lesionado) e Fagner, Moscardo e Yuri Alberto (suspensos).
Mesmo cheio de problemas, o Corinthians abriu o placar logo cedo com Romero, uma das novidades do time. O paraguaio acertou de fora da área bonito chute de canhota, a sua perna ruim, para vencer Rafael. Na comemoração, ele socou a bandeirinha de escanteio do São Paulo.
O Tricolor não se intimidou com a derrota parcial e retomou o controle da partida. Mais entrosada, a equipe de Dorival teve paciência para rodar a bola, encurralar os visitantes e chegar à virada ainda no primeiro tempo.
E aí brilhou a estrela de Calleri. No minuto 39, ele aproveitou chute de Nestor e empatou. Aos 46, Alisson cruzou, Nestor fez corta-luz e Calleri virou, tirando a camisa na comemoração. Nestor e Calleri foram mais uma vez decisivos.
Segundo tempo mais morno
O São Paulo não baixou a guarda na etapa final. O Tricolor manteve o controle e ficou mais perto de ampliar do que o Corinthians de empatar.
Nos minutos finais, Sidnei Lobo buscou um novo cenário com a entrada do Renato Augusto, mas o Timão continuou pouco criativo e só assustou no jogo aéreo ou na bola parada. O ataque terminou com três garotos: Pedro, Wesley e Felipe Augusto.
O São Paulo fez valer a boa fase e a utilização dos titulares para vencer o clássico no Morumbi.
Calleri matador
O clássico teve bons coadjuvantes, como Rodrigo Nestor e Alisson, mas Calleri foi o grande protagonista.
Logo depois do título da Copa do Brasil no último domingo, contra o Flamengo, o centroavante revelou um problema no tornozelo e a necessidade de cirurgia. Essa intervenção, porém, foi adiada até o São Paulo ficar com situação mais segura no Brasileirão, longe do rebaixamento.
E o esforço deu resultado. Em campo, o camisa 9 não mostrou limitações e foi decisivo com poucos toques na bola. No primeiro gol, Nestor bateu cruzado e Calleri, no limite para não ficar impedido, desviou e venceu Cassio. No segundo gol, fez o pivô e recebeu livre para virar. Na comemoração, o desabafo: ele tirou a camisa e levou cartão amarelo.
No segundo tempo, Calleri deu uma nova aula de "centroavância": segurou a bola, irritou os marcadores adversários e ainda ficou perto do hat-trick em cabeceio. Uma noite para guardar na memória do atleta que é cada vez mais ídolo tricolor.
Lances importantes
Surpresa. Aos 2 minutos de jogo, Romero bateu colocado de fora da área com a perna esquerda e venceu Rafael. A bola quicou em cima e atrapalhou a ação do goleiro do São Paulo.
Tudo igual. No minuto 39, Nestor aproveitou sobra de escanteio e bateu cruzado antes de Calleri desviar e matar Cassio. 1 a 1.
A virada. Com 46 jogados, Calleri fez o pivô e acionou Alisson, que cruzou antes de Nestor fazer o corta-luz para o próprio Calleri desempatar.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x CORINTHIANS
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 30 de setembro de 2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
Cartões amarelos: São Paulo: Wellington Rato, Beraldo, Rafinha, Calleri e Gabi Neves. Corinthians: Gustavo Mosquito e Romero
Público e renda: 56.735 torcedores/R$ 4.165.846,00
GOLS
São Paulo: Calleri (2), aos 39 e 46 minutos do 1T
Corinthians: Romero, aos 2 minutos do 1T
São Paulo: Rafael, Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista (Wellington); Pablo Maia, Alisson (Gabi Neves), Rodrigo Nestor (Michel Araújo) e Wellington Rato (James Rodríguez); Lucas Moura (Juan) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
Corinthians: Cassio, Bruno Mendez, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Cantillo (Roni), Maycon e Giuliano (Renato Augusto); Gustavo Mosquito (Pedro), Romero (Wesley) e Felipe Augusto (Biro). Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.