Topo

Mãe de são-paulino morto após título cobra explicações: 'Não era de briga'

Rafael Garcia morreu durante comemoração de são-paulinos após título no Morumbi Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/10/2023 23h56

A mãe de Rafael dos Santos Tercilio Garcia, torcedor do São Paulo morto nos arredores do Morumbi durante a comemoração do título da Copa do Brasil, disse ao "Fantástico" que seu filho não tinha qualquer histórico de briga e que era fanático pelo clube.

O que ela disse

Vilma Custódio dos Santos afirmou que Rafael "morria de medo" de entrar em confusões. Na entrevista, ela usou uma das camisas utilizadas por Rafael, que era deficiente auditivo e pertencia ao quadro Surdos Tricolores da Torcida Independente, principal uniformizada do São Paulo.

Ele ia a todos os jogos. Era tão fanático que roupa normal não tinha, mas do São Paulo sim. [...] Não era de briga, morria de medo. não era menino de briga, nunca foi Vilma à TV Globo

Rafael foi vítima de um ferimento no crânio causado por arma de fogo, segundo declaração de óbito. Vilma não descarta que o disparo que atingiu seu filho tenha partido da própria polícia, que realizava "ações de controle de multidão" na festa do título no Morumbi.

As autoridades usaram munições como "bean bags", elastômero (bala de borracha), bombas de gás lacrimogênio e jatos de água para conter possíveis problemas nas ruas ao redor do estádio.

Tudo indica que foi a polícia. A pessoa que estava usando isso estava despreparada. Então vamos tomar providências para não colocar mais pessoas despreparadas. O mínimo para não ter outra mãe sangrando como eu estou Vilma à TV Globo

Vilma deve prestar depoimento amanhã, ainda segundo a reportagem do "Fantástico".

O que são bean bags?

As munições "bean bags" ("sacos de feijão", em tradução literal) passaram ser utilizadas pela PM neste ano, substituindo as balas de borracha.

São pequenas esferas de chumbo armazenadas em pequenos cartuchos de calibre 12. Ivalda Aleixo, delegada da DHPP, afirmou que uma bean bag foi encontrada na nuca de Rafael e teria provocado a sua morte. A Polícia Civil investiga se, de fato, o disparo partiu de uma arma manuseada por um PM.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mãe de são-paulino morto após título cobra explicações: 'Não era de briga' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol