Estátuas causam 'problema político' e jogo do Al-Ittihad é adiado

A partida entre o time saudita Al-Ittihad, de Karim Benzema e Fabinho, e o clube iraniano Sepahan foi adiada na tarde de hoje (02) devido à uma polêmica estátua de um general iraniano. O confronto era válido pela Liga dos Campeões da Ásia e seria realizado no Estádio Naghsh-e Jahan, em Isfahan, no Irã.

O que aconteceu:

O Al Ittihad se recusou a entrar em campo devido à "presença de elementos políticos no campo de jogo que não têm nada a ver com futebol". A informação é do jornal espanhol AS.

Uma estátua do general iraniano Qassim Soleimani foi colocada na área dos bancos de reserva. O clube saudita solicitou que o busto fosse removido, o que foi negado pelo time iraniano.

Com isso, o time de Benzema e Kanté deixou o estádio e retornou para a Arábia Saudita.

Ainda não se sabe se a partida será remarcada ou se o confronto será cancelado, com três pontos para o Ittihad.

Desde 2016, clubes da Arábia Saudita e Irã não se enfrentavam em seus respectivos países por questões diplomáticas entre eles.

Quem foi Qassim Soleimani

Entre 1998 e 2020, Soleimani comandou a Força Quds do Irã, que realizava operações militares extraterritoriais e clandestinas.

Continua após a publicidade

O governo saudita alega também que Soleimani teve envolvimento em atos terroristas no país e ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico.

O militar morreu em 2020 após um ataque de drones no Iraque, ordenado pelos Estados Unidos, que tinha Donald Trump como presidente na ocasião.

Nota oficial

A Confederação de Futebol Asiática (AFC) emitiu um comunicado oficial informando que a partida foi adiada devido à "circunstâncias imprevistas e imprevistas!"

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.