Botafogo e Goiás empatam no Rio e novo tropeço evita disparada do líder
O líder Botafogo empatou com o Goiás por 1 a 1, no Nilton Santos. O novo tropeço do Alvinegro fez a distância para os demais postulantes ao título permanecer igual após o encerramento da 25ª rodada do Brasileirão.
Lucas Halter inaugurou o placar para os visitantes aos 27 minutos do primeiro tempo. O zagueiro, convocado pela seleção brasileira sub-23, fez o seu terceiro tento na competição.
Tiquinho Soares saiu do banco e empatou aos seis da etapa final. O artilheiro começou na reserva por opção do técnico Bruno Lage.
O Botafogo se mantém em primeiro, agora com 52 pontos, mas desperdiçou nova oportunidade de aumentar a vantagem e continua com sete de diferença. Com a derrota do Palmeiras e o empate do Grêmio na rodada, o Alvinegro podia disparar na ponta, mas viu o Bragantino assumir a segundo colocação e colar na briga, com 45.
Já o Esmeraldino foi para 27 e subiu para 16º posição, deixando a zona do rebaixamento. O time estava em 17º após os resultados do final de semana e fez o Vasco, com um ponto a menos, retornar ao Z4.
O Botafogo volta a campo no domingo (8) para o clássico contra o Fluminense, no Maracanã, às 16h (de Brasília). O Goiás, por sua vez, recebe o Bahia no sábado, no mesmo horário.
Curiosidade: O técnico Bruno Lage foi vaiado antes e a partida. O Alvinegro chegou à quarta partida seguida sem vencer no Campeonato Brasileiro.
Como foi o jogo
O Goiás começou com tudo e sufocou o Botafogo nos primeiros minutos. Os visitantes pressionaram e levaram perigo em suas primeiras chegadas, aproveitando erros na saída de bola.
O time da casa tentou reagir, mas viu o adversário abrir o placar. Diego Costa teve grande oportunidade diante de Tadeu quando a partida ainda estava empatada, só que o goleiro do Esmeraldino fez grande defesa à queima-roupa.
O Alvinegro ficava mais ansioso a cada minuto. A pressão sobre os jogadores, que já demonstravam certa afobação mesmo com o 0 a 0, aumentou ainda mais com a falta de sucesso em furar a retranca adversária.
Tiquinho Soares entrou no intervalo e mudou a partida. Após ter seu nome cantado pela arquibancada, o camisa 9 saiu do banco e marcou um golaço com seis minutos em campo.
O Botafogo mudou a postura, só que a virada não veio. Os comandados por Bruno Lage continuaram controlando as ações e buscando a vitória, mas o travessão impediu que os mandantes vencessem a partida.
Gols e destaques
Goiás chega com perigo. Aos 5' do primeiro tempo, Gabriel Pires errou na defesa e a bola foi para Allano. O atacante partiu para cima de Hugo, invadiu a área pela direita e bateu rasteiro, mas Perri espalmou para escanteio.
Botafogo responde. Aos 10', O Goiás vacilou na saída de bola e Diego Costa aproveitou. Ele disparou para a área, limpou Bruno Melo e finalizou firme. Tadeu saiu do gol fechando os espaços e defendeu.
1x0. Aos 27, Guilherme cobrou escanteio no primeiro pau, Lucas Halter se antecipou e desviou de cabeça para surpreender Perri e inaugurar o placar.
Golaço e 1x1. Aos 6' do segundo tempo, Tiquinho recebeu em contra-ataque, carregou e bateu colocado de fora da área. A bola pegou efeito e foi parar no ângulo oposto. Imóvel, Tadeu apenas acompanhou com o olhar.
Chance perdida. Aos 18', Victor Sá foi lançado na área pela direita e rolou para trás. Diego Costa apareceu com espaço, mas pegou mascado e facilitou a defesa para Tadeu.
Travessão. Aos 38', Hugo avançou pela direita, chegou perto da linha de fundo e voltou para Tchê Tchê. O camisa 6 ajeitou para a canhota e, da entrada da área, carimbou a trave superior.
Ficha técnica
Botafogo 1 x 1 Goiás
Competição: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 2 de outubro de 2023, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rafael Traci
Amarelo: Allano, Lucas Perri, Morelli, Diego Costa, Bruno Lage, Victor Sá, Tiquinho Soares, Diego Costa, Maguinho, Lucas Halter
Vermelho: Não houve
Público: 34.294
Renda: R$ 1.371.485,00
Gols: Lucas Halter, aos 27'/1ºT, e Tiquinho Soares, aos 6'/2ºT
Botafogo: Lucas Perri; Tchê Tchê (Di Plácido), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Luis Henrique) e Eduardo; Junior Santos (Tiquinho Soares), Diego Costa e Victor Sá (Segovinha). Técnico: Bruno Lage
Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira (Sidimar), Morelli e Guilherme (Raphael Guzzo); Anderson (Alesson), João Magno (Matheus Babi) e Allano (Apodi). Técnico: Armando Evangelista